09/05/2024 17h22

Roda de conversa em escola de Vila Velha a partir da obra de Carolina Maria de Jesus ressalta a importância da leitura prazerosa para o letramento científico

A ação foi realizada por meio do Projeto Letramento Científico e discorreu sobre o tema “Beleza, vaidade e autocuidado da mulher negra no dia a dia”.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, Escola do Futuro localizada no município de Vila Velha, em parceria com o Colégio Adventista de Vitória, receberam a professora Doutora Raquel Alves do Santos Nascimento na terceira roda de conversa do Projeto Letramento Científico, para discorrer sobre o tema “Beleza, vaidade e autocuidado da mulher negra no dia a dia”, a partir da obra "Quarto de despejo", da escritora Carolina Maria de Jesus.

A pesquisadora é uma referência nacional e internacional nesta temática, seu mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) foi dedicado a pesquisar o impacto da obra de Carolina Maria de Jesus na Alemanha, fundamentado pela discrepância da realidade social e cultural desta nação, se comparada à realidade na qual a autora está imersa. Foi também consultora na elaboração de exposições em importantes centros culturais.

Durante o projeto, que teve duração de um mês e meio, foram desenvolvidas atividades no intuito de instrumentalizar os alunos para a conversa com a pesquisadora. Houve contextualização da obra por meio de vídeos que retratavam a vida e obra da Carolina Maria de Jesus; tertúlias literárias e um momento de interação entre os estudantes das duas escolas para que pudessem compartilhar suas impressões e reflexões sobre a obra. Ao longo da roda de conversa, a professora Raquel Alves dos Santos Nascimento fez uma escuta ativa das impressões e dúvidas dos alunos e fazia ponderações, aprofundamentos e esclarecimento das dúvidas.

Segundo a professora Bruna Castro, do Colégio Adventista de Vitória, participar desse projeto, promovido pelo professor José Paulo Nascimento juntamente aos estudantes do CEEFMTI Pastor Oliveira Araújo, foi uma experiência enriquecedora. “Ao explorar a obra de Carolina Maria de Jesus e discutir questões tão relevantes como beleza, vaidade e autocuidado da mulher negra no dia a dia, fomos desafiados a refletir sobre nossa própria visão de mundo e a reconhecer a importância da diversidade e da inclusão em nossa sociedade. Foi inspirador ver nossos alunos engajados e motivados em aprender e compartilhar suas ideias”, afirmou.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

Script LAI