03/05/2024 11h09

Visita a patrimônios históricos potencializa aprendizado para alunos de Afonso Cláudio

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, situada em Afonso Cláudio, promoveu atividades dentro da disciplina de História, durante visitas a patrimônios históricos do Espírito Santo. Os alunos das 3ª séries do Ensino Médio visitaram, nessa terça-feira (30), o Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual, a Catedral Metropolitana de Vitória, bem como a Escadaria Maria Ortiz, no Centro de Vitória.

 

A professora da disciplina de História Joelva Borges, que promoveu a atividade de campo, também levou o grupo para Goiabeiras, onde conheceram o Oficio das Paneleiras, abordando, assim, os patrimônios históricos, culturais material e imaterial.

A visita ao Palácio Anchieta foi acompanhada por um monitor, que levou os alunos para conhecer a parte interna e externa do local, abordando toda a sua história antes de ser a sede do Governo do Estado.

 

No barracão das paneleiras, os alunos acompanharam como são feitas as tradicionais panelas de barro, desde o amassar do barro com os pés até a queima e a finalização desse trabalho, que é feito artesanalmente.

A professora Joelva Borges destacou que o objetivo das visitas foi abordar a importância dos patrimônios históricos capixabas. “Promover esse momento foi importante para os alunos se engajarem na valorização das culturas. Além disso, também promove o enriquecimento do conhecimento do que foi feito no passado para que possamos entender o presente e planejar o futuro”, pontuou a docente. 

 

A aluna Ana Carla afirmou que já tinha ouvido falar dessas culturas, mas nunca tinha vivenciado essa experiência. “É bem mais fácil entender algo quando estamos vendo de perto. Foi uma experiência única”, contou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI