17/05/2018 10h44 - Atualizado em 17/05/2018 10h46

Alunos de Boa Esperança realizam projeto cientifico de Agroecologia

Os estudantes do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier) de Boa Esperança realizaram, no dia 2 de Maio, o projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Potencial dos Atributos Químico, Físico e Biológico do Solo em Sistema Agroecológico Comparado com a Agricultura Convencional”. A ação tem como foco principal, relacionar a teoria à prática possibilitando os alunos a aprenderem e gerarem conhecimento científico para promover debates em suas comunidades.

O projeto iniciado em 2016, conta com a participação de 10 alunos do Ensino Fundamental e Médio, que realizam coletas de solo, comparando as mostras de um sistema agroecológico com a de um convencional, fazendo análises de bactérias, fungos, densidades e nutrientes, e montando armadilhas para avaliar a fauna do solo.

Essa ação faz parte de uma parceria com Faculdade Multivix, de Nova Venécia, aonde os alunos da graduação do curso de Engenharia Ambiental, vêm participando em conjunto com a escola.

A estudante Ane Santos Gomes, da 3ª série do Ensino Médio, tinha pouco conhecimento prático quando começou a participar do projeto. “Hoje tenho um entendimento maior da minha área de estudo. O evento está colaborando na produção de um trabalho de conclusão de curso, sem falar, na oportunidade de participar de uma atividade que nem todos podem participar. Hoje eu sei que cuidar do meio ambiente é meu dever, e não algo que devo fazer somente com interesse lucrativo”, disse.

Texto: Lucas Reis