16/04/2018 16h17 - Atualizado em 16/04/2018 16h18

“Educação em Foco” vai ajudar educadores a analisarem dados do Paebes e Idebes

A Secretaria de Educação do Estado (Sedu) lançou a plataforma digital “Educação em Foco” - educacaoemfoco.sedu.es.gov.br. Agora, professores e diretores da rede estadual poderão contar com uma plataforma que transforma os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (Idebes) em uma poderosa ferramenta de gestão e apoio pedagógico para ajuda-los no seu dia a dia.

A iniciativa reúne, organiza e articula dados do Paebes e Idebes em gráficos interativos e de fácil compreensão. Os professores terão acesso à trajetória da sua escola nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, identificando as fragilidades dos seus alunos. Assim, é possível conhecer os descritores que necessitam de maior atenção, para uma das áreas avaliadas, e elas poderão ser melhor trabalhada garantindo o aprendizado dos estudantes. Além disso, os diretores poderão ver o desempenho geral de cada escola e visualizar o Idebes em detalhes para montar seu planejamento pedagógico. O objetivo da plataforma é subsidiar com evidências o planejamento e a atuação dos educadores.

Já as Superintendências Regionais de Educação, vão poder visualizar facilmente as dificuldades das escolas administradas e coordenadores e professores, em sala de aula, usaram relatórios personalizados com os dados de cada aluno, além de materiais e outras ferramentas de apoio.

A plataforma foi desenvolvida pela Tuneduc com o apoio do Itaú BBA, Instituto Unibanco e Fundação Lemann. A solução já auxiliou mais de oito mil escolas públicas, 300 mil profissionais de educação e 5,5 milhões de alunos. 

Para capacitar os educadores para o uso da tecnologia, a Sedu oferecerá formações utilizando a plataforma de análise. Disseminadores, selecionados pela secretaria, multiplicarão o conhecimento dentro das escolas, fomentando o uso de dados no dia a dia das instituições e tornando mais objetiva a adoção de novas práticas pedagógicas.

 

Conheça a plataforma: educacaoemfoco.sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard