19/05/2017 11h41 - Atualizado em 19/05/2017 14h03

Escola Estadual de Cariacica visita evento de Arte e Tecnologia

Os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da Escola estadual Saturnino Rangel Mauro, em Cariacica, realizaram uma visita, na última segunda-feira (15), ao Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) 2017. Com o tema "File Vitória 2017: toque aqui", a exposição tem como objetivo promover, entre os alunos, um debate sobre a relação entre arte e tecnologia.

 No local, os estudantes conferiram instalações interativas, obras de realidade virtual com uso de óculos 3D, games, animações e arte sonora, de artistas de países como Brasil, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, México, Portugal, Sérvia e Suécia.

A iniciativa da visita partiu do professor de Língua Portuguesa, Alexandre Neiva, que trabalha com variados tipos de texto sobre tecnologia em sala de aula. “O evento oferece uma visão moderna de tecnologia. É a oportunidade que os alunos têm de vivenciar toda essa técnica do século 21, que tanto discutimos em sala de aula”, afirmou.

Na primeira edição da File Vitória 2017, o festival abrange diversas possibilidades de interação com as obras e entre os visitantes, por meio de dispositivos em realidade virtual, com e sem uso de óculos 3D, realidade aumentada, instalações e objetos físicos. São trabalhos que exploram as potencialidades e as inovações tecnológicas como meio para transmitir uma mensagem poética.

“As instalações despertaram o interesse dos alunos por serem inusitadas, algumas por possibilitar a criação de sons, outras por serem inseridos nas obras de arte. Foi possível perceber que a turma teve a oportunidade de conhecer outros lugares além daqueles aos quais estão habituados”, disse o professor.

A mostra também apresenta uma seleção de animações independentes, que dialogam com os avanços tecnológicos no "File Anima+". Reconhecido como o evento mais importante de arte eletrônica da América Latina, o festival tem promovido, ao longo de 18 anos, exposições, oficinas e encontros com o objetivo de promover o debate sobre a relação entre arte e tecnologia.

Para a aluna Thaynara de Souza Reis, do 9º ano do Ensino Fundamental, a visita foi uma experiência incrível, de deixar qualquer um impressionado com as novas tecnologias. “Fiquei fascinada com tudo que vi na exposição. Tudo lá é interativo e nos leva a viver novas experiências”, coutou.

Ao retornar da visitação, os alunos participaram de um debate para compartilhar conhecimentos adquiridos no festival.

A feira tem se encontra no Sesi Arte Galeria, na avenida Nossa Senhora da Penha, 2053, Ed. Findes, Santa Lúcia, Vitória – ES, com a exposição até  o dia 11 de junho, das 10h às 20 horas, de terça a domingo. A entrada é gratuita.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
Texto: Emanoele Rocha

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard