12/01/2018 17h30 - Atualizado em 12/01/2018 18h39

Está disponível o resultado da Chamada Pública Escolar 2018

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou, nesta sexta-feira (12), o resultado da Chamada Pública Escolar 2018. Aqueles que solicitaram transferência interna ou pré-matrícula, após verificar o resultado, os pais/responsáveis, ou o próprio estudante quando maior de idade, devem realizar a efetivação da matrícula na própria escola até o dia 31 de janeiro.

Nessa etapa é muito importante a participação das famílias, pois quem não comparecer à unidade escolar para efetivar a matrícula não terá a garantia de vaga do estudante na escola em que foi localizado.

Para efetivação da matricula, é necessário que os pais/responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, compareçam na secretaria escolar da unidade na qual a vaga foi localizada e que sejam apresentadas cópias dos seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou de casamento;

- Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;

- Comprovante de residência do aluno por meio da fatura de energia

- Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;

- Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.

- RG e/ou CPF, caso o aluno possua;

CLIQUE AQUI E CONFIRA O RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA ESCOLAR 2018

Lista de resultados:
Resultado Chamada Pública - Pré-Matrícula 
Resultado Chamada Pública - Transferência Interna 

Dúvidas frequentes:

- Como faço para saber em qual escola vou estudar?

O resultado da Chamada Pública Escolar está disponível no site da Sedu (www.educacao.es.gov.br), no banner “Resultado Chamada Pública Escolar 2018”. Para acessar o Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges), no caso da rematrícula e da transferência interna, o login é o número do CPF do responsável (somente os números) e a senha os seis primeiros números deste CPF. Já para quem solicitou pré-matrícula, o login (usuário) e a senha foram disponibilizados na última página do comprovante de solicitação.

Caso não consiga acessar, clique em “esqueci minha senha”. Uma nova senha será enviada para o e-mail cadastrado. Se ainda assim ocorrer algum problema, você poderá consultar as listas de resultado.

- Como faço para trocar de turno?

Após o resultado da Chamada Pública Escolar, as solicitações de troca de turno devem ser realizadas na própria escola na qual o estudante está matriculado.

- Como faço para solicitar transferência para outra escola da rede estadual?

 Caso o estudante queira pedir transferência para outra escola da rede estadual, é fundamental que a efetivação da matrícula seja confirmada na escola em que a vaga foi localizada.

Após a efetivação da matrícula, procure a unidade escolar na qual deseja se transferir para verificar a existência da vaga. Se houver disponibilidade de vaga, solicite a transferência na escola (origem) em que está matriculado e efetive a matrícula na unidade escolar (destino) que confirmou a existência da vaga, apresentando a documentação obrigatória.

- Não participei da Chamada Pública Escolar. E agora?

Para a pessoa que por qualquer motivo não tenha solicitado vaga em umas das etapas do processo de Chamada Pública Escolar para o ano letivo 2018, mas que possui interesse em ingressar em uma das escolas da rede estadual, deverá ser feita uma solicitação de matrícula nova. Procure a unidade escolar na qual deseja se matricular para verificar a existência da vaga.

- Não alocados

-Os estudantes que, ao acessar o sistema, não conseguirem visualizar o resultado, deverão procurar uma das unidades escolares da rede estadual e verificar a disponibilidade de vaga. Caso tenha vaga, solicite matrícula e apresente a documentação necessária.

Chamada Pública Escolar

O processo de matrícula, conhecido como Chamada Pública Escolar, tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades da rede estadual que oferecem o Ensino Fundamental e Médio e a sua permanência no processo de escolarização. O processo de organização de matrículas compreende as seguintes etapas: Rematrícula; Transferência Interna; Pré-Matrícula; Divulgação do Resultado e Efetivação da Matrícula.

Vale lembrar que a distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga. Em casa de empate nos critérios anteriores, terá prioridade o aluno com menor idade, desde que tenha vaga.

Todos que realizaram corretamente a solicitação de matrícula durante o período de Chamada Pública Escolar terão vaga garantida em uma das escolas estaduais. Na rede estadual há mais de 340 mil vagas disponíveis para estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Integral, Técnico e de Jovens e Adultos. Em 2017, a rede estadual contou com aproximadamente 260 mil estudantes.



Informações adicionais:

(27) 3636-7830 / 7831 / 7832

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard