17/05/2018 12h00 - Atualizado em 17/05/2018 12h45

Estudantes da Cariacica aprendem sobre instrumento musical

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizou, na tarde da última terça-feira (15), o “Dia do Curioso Musical”, no Teatro Virgínia Tamanini, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, para os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual São João Batista, localizada em Cariacica.

Durante a ação, os alunos participaram de uma palestra apresentada pelo acordeonista Chico Chagas, para conhecer a história do instrumento musical chamado Acordeon.

O Acordeon foi patenteado em Viena, na Áustria, no ano de 1829, mas só adquiriu teclado vinte anos depois. Chegou ao Brasil com as imigrações italianas e alemãs e encontrou um país onde o fole de oito baixos do Nordeste já fazia história. Aos poucos foi conquistando todos os brasileiros.

O instrumento consiste em duas caixas retangulares dispostas em posição vertical ligadas entre si por um fole de cartão plissado. Dentro das caixas estão as palhetas que, acionadas pela agitação de dois tipos de teclado, emitem som pela vibração da passagem do ar que é empurrado através dos movimentos do fole. O peso do Acordeon pode variar de dois a dezesseis quilos.

O estudante Gabriel Ferreira da Costa, da 3ª série do Ensino Médio, faz parte da banda da escola e adorou participar do evento. “Eu amo música e adoro aprender sobre novos instrumentos. Esse tipo de evento nos ajuda a ampliar nossos conhecimentos e contribui para nosso crescimento escolar”, afirmou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Gustavo Pereira
Texto: Emanoele Rocha

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard