17/07/2017 15h38 - Atualizado em 18/07/2017 12h10

Estudantes da rede estadual de ensino da região do Caparaó participam de Mostra de Arte Regional

A Superintendência Regional de Educação Comendadora Jurema Moretz (SRECJM) de Guaçuí, que atende as escolas estaduais do Caparaó, por meio da Assessoria de Esporte e Cultura, realizou para os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual de ensino uma Mostra de Arte Regional, no Teatro Fernando Torres. O evento teve como objetivo proporcionar aos 233 alunos de 17 escolas a vivência de diversas linguagens artísticas, como a música, a dança e o teatro, gêneros esses que proporcionam participação de forma ampla, tornando-os protagonistas das ações.

A Escola Estadual Santíssima Trindade, localizada em Iúna, foi uma das participantes da mostra, e a apresentação de dança folclórica do grupo Ritmo Jovem encantou os convidados que estavam presentem no local.

“A importância da ação é proporcionar cultura aos adolescentes. Muitos dos alunos tiveram contato pela primeira vez com o teatro, a música e a dança por meio do evento. Eles ficaram muito felizes em participar, pois, além de se apresentarem, eles aprenderam um pouco sobre o congo e sobre a festa de Nossa Senhora da Penha, que compõem parte da cultura do Espírito Santo”, explicou o diretor da escola, Anderson Moura.

A mostra também serviu para que os estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Bráulio Franco, localizado em Muniz Freire, pudessem interagir com outros grupos fora da escola. “Foi muito interessante participar. Eles ficaram ansiosos e se prepararam bastante para as apresentações. Essa foi a primeira vez que participei e fiquei encantado com a apresentação das outras escolas. Foi uma ótima oportunidade para os alunos”, disse o professor de Arte Fábio Lucas Joia.

O professor Carlos Ola, de Língua Portuguesa, que acompanhou as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, de Guaçuí, afirmou que a ação foi muito produtiva. “Foi muito importante, pois além de desenvolver o conteúdo pedagógico, os estudantes puderam mostrar seus talentos e se divertir”, destacou.

A Escola Estadual Sirena Rezende Fonseca, localizada em Alegre, e o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Henrique Coutinho, de Iúna, também estiveram presentes no evento e realizaram belíssimas apresentações de dança, teatro e música.

Vivian Camargo / Flávia Zambrone