12/03/2018 18h00 - Atualizado em 12/03/2018 19h57

Intercâmbio Sedu: resultado do processo seletivo será divulgado até o final de março

A Secretaria de Estado da Educação informa que o resultado do processo seletivo “Intercâmbio Sedu 2018” será divulgado até o final de março. Os aprovados serão convocados, individualmente, por e-mail e/ou telefone, para solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. São 130 bolsas de estudo para os países Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile, onde os estudantes poderão aprimorar o conhecimento nas Línguas Inglesa ou Espanhola.

As 130 vagas de intercâmbio serão distribuídas em: 40 bolsas na modalidade High School (para estudantes com idade entre 15 e 16 anos), 80 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês (para estudantes maiores de 17 anos cursando inglês) e 10 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol (para estudantes maiores de 16 anos cursando espanhol).

Seleção

Puderam participar do processo seletivo, exclusivamente, estudantes matriculados ou concluintes no mês de julho de 2017 no Centro Estadual de Idiomas e que cursaram o Ensino Médio em escola da rede pública estadual até dezembro de 2017. Para se inscrever, era necessário que o estudante tivesse alcançado frequência e rendimento mínimo de 95% no desempenho acadêmico no CEI. As inscrições foram efetuadas, pela internet, no endereço eletrônico www.selecaoaluno.es.gov.br/idiomas.

O processo seletivo foi constituído de três etapas distintas de caráter eliminatório e classificatório. Na primeira etapa, prova de múltipla escolha em Língua Inglesa ou Espanhola com 30 questões, correspondentes a cada nível do curso, totalizando 30 (trinta) pontos. Foi classificado nesta etapa o candidato que obteve aproveitamento mínimo de 90%.

A segunda etapa consistiu na apresentação de Boletim escolar, carta de recomendação e do termo de compromisso e autorização, assinado pelos pais ou responsáveis e estudante, assumindo o compromisso de participar do programa, caso aprovado na 3ª etapa.

Na terceira etapa foi realizada uma entrevista oral com os estudantes, com o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na língua estrangeira sobre temas do cotidiano do estudante, conforme o nível do curso frequentado.

O resultado final do processo seletivo considerará a somatória da primeira e terceira etapas e a avaliação do perfil do estudante. Serão contemplados com as bolsas de estudos, os alunos que, no seu CEI, tiverem a melhor classificação, de acordo com o número de bolsas disponíveis e categorias determinadas pelo edital.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 373 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou o espanhol foram imprescindíveis para ingresso.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Para 2018, mais dois novos Centro Estaduais de Idiomas (CEI) serão implantados nos municípios de Linhares e São Mateus. Cada CEI abrirá 500 vagas, totalizando mais 1.000 estudantes que vão aprender um segundo idioma.

Mais informações:

(27) 3636-7874

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard