22/06/2016 16h34 - Atualizado em 05/07/2016 11h33

“Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação” chega a sua 10ª edição

Neste ano, o “Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação” chega a sua 10ª edição. Professores, pedagogos e gestores educacionais que desenvolvem experiências bem sucedidas nas unidades escolares da rede estadual já podem se preparar. O lançamento da premiação foi realizado nesta quarta-feira (22).

Nesta edição, assim como nos anos anteriores, o Prêmio Sedu vai contemplar três categorias: “Boas Práticas do Professor”, “Boas Práticas do Pedagogo/Coordenador de Turno” e “Boas Práticas do Gestor Escolar”. Porém, algumas novidades foram implantadas.

Uma delas é que o tema tecnologia deverá constar em todos os projetos inscritos. Além disso, na categoria Boas Práticas do Pedagogo agora há a possibilidade de inscrição das práticas do coordenador de turno e, por isso, os temas dessa categoria também sofreram alterações, como: “O Pedagogo no Cotidiano Escolar” e “O Coordenador de Turno e o Cotidiano Escolar”.

“Esperamos que neste ano possamos premiar ainda mais projetos inovadores, que mobilizaram toda a equipe escolar, os estudantes e a comunidade. Esse prêmio é um incentivo para continuarmos promovendo uma educação de qualidade, com inteligência para aproveitar as ferramentas que temos”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Outra novidade para este ano, é a instituição de uma comissão local para avaliação dos projetos. Profissionais de atuações diversas e de diferentes esferas serão convidados a participar da banca examinadora que ajudará na escolha dos projetos premiados.

A divulgação dos projetos selecionados como finalistas será publicada no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br no dia 11 de novembro. Em dezembro, ocorrerá a solenidade comemorativa com a apresentação dos projetos vencedores, em data ainda a ser definida.

Inscrições

As inscrições ocorrerão no período de 01 a 31 de julho, onde os interessados em concorrer ao prêmio deverão ler atentamente a Portaria que regulamenta o Prêmio, assim como seus anexos, preencher a ficha de inscrição, escrever um relato da experiência devidamente comprovada, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos, e entregar na Superintendência Regional de Educação na qual a unidade escolar é vinculada.

Para concorrer, o projeto deve ter sido desenvolvido e concluído nos anos de 2015 ou 2016, desde que tenha sido finalizado até a data final das inscrições ou ainda estar em andamento, por meio da comprovação de resultados já alcançados.

Todas as informações sobre o Prêmio e de como realizar a inscrição estão disponíveis na Portaria nº 068-R, de 16 de junho de 2016.

Premiação

O professor autor principal, assim como o pedagogo/coordenador de turno e o gestor autor principal de cada projeto vencedor, classificados em 1º ou 2º lugar, vão receber um notebook e um data show. As escolas onde os projetos vencedores forem desenvolvidos serão beneficiadas em R$ 25 mil, para a unidade cujo projeto for classificado em primeiro lugar; e R$ 20 mil, para a unidade cujo projeto foi classificado em segundo lugar. Também serão conferidos troféus aos finalistas classificados em 1º ou 2º lugares por tema e certificados aos demais classificados por tema, pela contribuição ao desenvolvimento da educação no Estado.

Além disso, a 10ª Edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação homenageará a escola com o maior número de projetos inscritos ao longo das edições do Prêmio e também a Superintendência com o maior número de projetos premiados ao longo das edições.

Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação

É uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e tem como objetivo valorizar os profissionais que contribuem para um ensino público com cada vez mais qualidade, e que desenvolveram, dentro do ambiente escolar, experiências bem sucedidas.

Em 2015, o Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação bateu recorde de inscrições ao longo das edições. Foram inscritos 278 trabalhos na categoria “Boas Práticas do Professor”; 39 em “Boas Práticas do Pedagogo”; e 35 na categoria “Boas Práticas do Gestor”.

Portaria nº 068-R

Ficha de Inscrição - Prêmio Boas Práticas

Informações adicionais:

(27) 3636-7712 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone

vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard