19/05/2017 16h25

Professores de Cachoeiro realizam o 1º “Anoitecer Poético”

Fomentar a análise de textos literários avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos últimos cinco anos. Este foi o objetivo que levou a Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, a realizar a 1ª edição do “Anoitecer Poético”, com as turmas da 3ª série do Ensino Médio.

Idealizado pelos professores de Língua Portuguesa, Romulo Farias e Adelmo Almeida, o projeto contou com a presença de oito professores de Literatura do município e proximidades e, para cada um, foi destinada uma questão do Enem. Os professores convidados deveriam além de apresentar estratégias para resolução da questão, analisar o texto-base, seu autor e o período literário em que estava localizado.

O auditório da escola transformou-se em um espaço não só de palestra, mas também de interação entre alunos e professores. Durante o evento aconteceram duas apresentações: a primeira com uma “Orquestra de Câmara”, do Projeto Tocando em Frente, que ofereceu ao público um repertório de chorinho e a segunda uma belíssima coreografia da música “Um segredo e um amor”, com os bailarinos e alunos da 3ª série do Ensino Médio, Lygia Rigotti e Matheus Petri.

Segundo Romulo Farias, a dinâmica permitiu a partilha do conhecimento. “Em sala de aula, analisamos questões do Enem. No entanto, oferecer ao aluno oito visões do trabalho com o texto literário é enriquecedor”, explicou.

Durante o ano letivo, serão realizados dois outros eventos. “Faremos um evento específico para a análise de Linguagem (Gramática, estudo de texto) e Redação, em breve”, afirmou Adelmo.

No encerramento do projeto, todos os convidados participaram de um delicioso coquetel.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
Texto: Emanoele Rocha

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard