13/03/2018 17h20 - Atualizado em 15/03/2018 15h43

Sedu convoca suplentes para os Centros Estaduais de Idiomas

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou, nesta terça-feira (13), a convocação de estudantes que ficaram classificados como suplentes ou foram reclassificados no processo seletivo para as vagas remanescentes dos Centros Estaduais de Idiomas. O período de matrícula vai de 14 a 17 de março, na unidade na qual o estudante se inscreveu.

No ato da matrícula, o estudante deve ir acompanhado de um responsável, que deverá assinar o Termo de Compromisso. É necessário também apresentar o comprovante de inscrição emitido pelo site; documento de identidade ou outro documento oficial que possua foto; CPF; declaração original da escola de origem comprovando a média final do último ano letivo cursado nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, a frequência anual, a aprovação nas demais disciplinas, e a condição de aluno matriculado e frequente na rede pública de ensino na série.

O estudante deve observar atentamente o horário do curso, a fim de que não coincida com seu horário de aula regular, ficando a matrícula condicionada à oferta do curso na escola. O candidato que informar pontuação de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e de frequência diferente da comprovada no ato da matrícula será reclassificado e ocupará a última posição da lista após os suplentes. Aquele que não tiver a matrícula efetuada no prazo determinado será, automaticamente, considerado desistente.

Neste ano, as vagas para ingresso nos cursos de Inglês e Espanhol foram ofertadas nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) de oito municípios capixabas.

Nos CEIs, as aulas são desenvolvidas nos níveis Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado, conforme o nível do estudante, com duração de, no máximo, três anos, e ministradas por instituição especializada no ensino da Língua Inglesa e Espanhola, contratada pela Sedu.

Vale lembrar, que o período de matrículas dos estudantes dos Centros Estaduais de Idiomas de Linhares e São Mateus ainda será divulgado no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, com a implantação das unidades de Linhares e São Mateus, os oito CEIs possuem capacidade para atender até 6.330 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

Programa de Intercâmbio

Os estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, também têm a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma, por meio do Programa Intercâmbio Sedu.

O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, em que desde o início, 373 estudantes já participaram. A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foram imprescindíveis para ingresso.

TERMO DE COMPROMISSO DE PARTICIPAÇÃO

Confira as listas de suplentes e reclassificados:

CEI VILA VELHA

CEI VITÓRIA

CEI SERRA

CEI CACHOEIRO

CEI CARIACICA

CEI COLATINA

 

Informações adicionais:

(27) 3636-7874

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard