Cefope

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo — CEFOPE, criado pela Lei N° 10.149, de 17 de dezembro de 2013, vincula-se ao Gabinete do Secretário de Estado da Educação e posiciona-se como unidade de execução programática da SEDU.

Localizado na sede da Secretaria de Estado de Educação, ele dispõe de três gerências:

  • GEPED (Gerência de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério) — dedicada às ações formativas para os profissionais do quadro do magistério (docentes e pedagogos).
  • GEPRO (Gerência de Qualificação Profissional) dedicada às ações formativas para os profissionais do quadro técnico-administrativo da SEDU (ASE’s, coordenadores de turno, pedagogos, gestores escolares, técnicos pedagógicos, técnicos administrativos, analistas, subgerentes e gerentes), tanto das unidades de ensino, como das unidades administrativas regionais e da unidade administrativa central.
  • GERAD (Gerência Administrativa) dedicada ao apoio administrativo e logístico necessários à realização das formações ofertadas pelo CEFOPE, tratando das relações administrativas entre o CEFOPE e a SEDU, bem como entre o CEFOPE e as instituições parceiras nas ações formativas.

Além dessa estrutura central, o CEFOPE possui uma estrutura descentralizada, sendo representado em cada uma das Superintendências Regionais de Educação pelos Núcleos Formativos Regionais-NFR.

O NFR é uma unidade formativa integrante da SRE que contará com uma equipe dedicada às ações de formação, tanto da Regional quanto da SEDU.

  

O CEFOPE tem por objetivo a implementação sistemática da Política Estadual de Formação Continuada, destinada aos profissionais da educação da rede pública estadual de ensino e lhe compete.

  

  • Planejar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar diferentes estratégias de formação continuada dos profissionais da educação pública estadual, visando ao seu aperfeiçoamento e à sua valorização;
  • Atuar em ações de cooperação técnica com o governo federal e com governos municipais, visando à formação dos profissionais da educação;
  • Viabilizar parcerias com instituições afins, com o objetivo de promover a articulação de ações e o intercâmbio técnico no seu campo de atuação;
  • Participar da construção de políticas de formação continuada dos profissionais da educação, no âmbito da SEDU;
  • Credenciar-se para a oferta de cursos de especialização lato sensu no âmbito da educação.

Diretrizes para a Formação Continuada dos Profissionais da Educação

O documento “Diretrizes para a Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Espírito Santo” estabelece as diretrizes norteadoras para a implementação da política de formação continuada dos professores da rede estadual de educação e tem como objetivo nortear as ações estratégicas da Secretaria de Estado da Educação por meio do CEFOPE e das Gerências que o compõem, em articulação com as demais gerências da Secretaria de Estado da Educação.

 

Informações Adicionais

Mais detalhes podem ser encontrados nas legislações vigentes:

 

 Contato:

Local: Edifício Central da SEDU, Sala 219

Telefone: (27) 3636-7820

                          3636-7821

                          3636-7825

E-mail: correiocefope@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard