Notícias e Materiais

Vídeo: O começo da vida

Desde a concepção e até antes dela, cada experiência pode fazer diferença na percepção que a criança terá sobre o mundo que a rodeia e na consequente construção de sua personalidade. Reflexão importante para todos que defendem a primeira infância.


Aproximação da família com escola apoia o aluno e transforma educação

A família e a escola devem caminhar juntas para apoiar o desenvolvimento dos alunos. Embora essa afirmação seja quase um consenso entre os profissionais da educação, a aproximação entre ambos os lados ainda é um desafio. Para romper essas barreiras, especialistas defendem que é necessário investir no diálogo, seja para acordar os horários da reunião de pais ou até mesmo criar estratégias efetivas de participação.


Apoio da família impulsiona jovem a seguir seu projeto de vida no ensino médio

O envolvimento da família com a escola se transforma de acordo com o avanço e amadurecimento do estudante. No ensino médio, surgem novos desafios e questões a serem consideradas. Com maior autonomia e responsabilidade para lidar com suas atividades escolares, o jovem também passa por um momento de tomada de decisões que envolvem a elaboração de um projeto de vida.


Como professores e pais podem lidar com as dificuldades de aprendizagem

No decorrer do ano letivo, nos deparamos com alunos que, por diferentes razões, se encontram paralisados diante do processo de aprendizagem. Nesse momento, é importante que todos os envolvidos no círculo educativo estejam atentos às dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.


A importância de ensinar às crianças a dizer “Por favor”, “Obrigado” e “Bom dia”

É essencial incentivar tais hábitos aos nossos filhos, para que no seu dia a dia, não só eles sirvam de exemplo, mas também incentivem ambientes sociais a se tornarem mais respeitosos e criar, assim, um amanhã mais íntegro.


Dicas para melhorar a reunião escolar e ampliar a participação das famílias

As reuniões de pais costumam ser um dos momentos mais comuns de interação entre a escola e a família. Embora esses encontros sejam importantes para acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos alunos, nem sempre eles ocorrem da maneira mais efetiva, o que acaba frustrando ambos os lados.


A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos

Família e escola devem colaborar entre si para um bom rendimento escolar do aluno. Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes. Família e escola na verdade devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. 


Pais na escola: 5 dicas para aproximá-los e melhorar resultados

Com os pais na escola os resultados dos alunos tendem a ser melhores, apontam estudos. Para que as crianças se desenvolvam adequadamente, elas não podem ter a assistência apenas das iniciativas de aprendizado vindas da escola, mas carecem da presença dos pais na escola em sua rotina de estudos e formação integral. Muitas vezes, embora alguns pais não aceitem tal ideia ou não gostem de admitir, o baixo rendimento escolar de seus filhos pode ter influência direta de sua escassa participação nesta fase de aprendizado na vida das crianças.


Os 7 pecados capitais na hora de educar os filhos

Mesmo que você tenha cometido alguns erros durante esse processo, é possível voltar atrás e retomar a educação dos pequenos de maneira eficaz.


15 frases para acalmar instantaneamente seu filho enfurecido, em lugar de outras que produzem efeito contrário

Quando uma criança ou jovem está irritado, há coisas que os pais dizem que podem aumentar ainda mais e prolongar a sua irritação, em vez de acalmá-lo. Veja o que dizer em substituição às frases que você normalmente diria se estivesse nervoso(a).


Psicólogos de Harvard revelam: pais que criam “boas” crianças fazem estas 5 coisas

Este é um mundo novo. As crianças nascidas nessa era automaticamente recebem aparelhos para entretê-las. Mas, onde estamos errando? Psicólogos da Universidade de Harvard vêm estudando o que torna uma criança bem criada nestes tempos de mudanças.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard