Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação

A 12ª Edição do "Prêmio SEDU: Boas Práticas na Educação" encontra-se com inscrições abertas pelo link:

http://premioboaspraticas.sedu.es.gov.br

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PRÊMIO SEDU: BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO

Ação anual da Secretaria de Estado da Educação com o propósito de reconhecer, divulgar e promover a disseminação de resultados das práticas educacionais desenvolvidas no ambiente escolar que contribuíram para a melhoria da qualidade do processo de aprendizagem da escola e valorizar os professores, pedagogos e gestores da rede pública estadual que contribuem para um ensino público cada vez melhor.

Participam os professores, coordenadores de turno, pedagogos, coordenadores pedagógicos efetivos ou em Designação Temporária (DT) e também os gestores em atividade que tenham desenvolvido projetos inovadores e criativos nas unidades de ensino da rede estadual.

O “Prêmio SEDU: Boas Práticas na Educação" tem por objetivos:

I - valorizar professores, pedagogos, coordenadores de turno e gestores da rede pública estadual pelas iniciativas voltadas para a melhoria dos resultados do desempenho das unidades escolares - rendimento, frequência e proficiência dos alunos;

II - reconhecer, divulgar e promover a disseminação de resultados de experiências bem sucedidas desenvolvidas nas unidades escolares da rede pública estadual;

III - estimular o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem que contribuam para o avanço qualitativo da educação no Estado;

IV - apoiar o desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras que atendam à diversidade cultural e à inclusão educacional;

V - estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas unidades escolares, tendo como foco a melhoria do processo de aprendizagem;

VI - desenvolver processos de melhoria contínua da qualidade da educação nas unidades escolares;

VII - estimular o envolvimento e o compromisso de professores e demais profissionais, pais e alunos com o Projeto Político Pedagógico da escola;

VIII - desenvolver processos e práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.

Para concorrer os Prêmios os relatos de experiências podem ser inscritos em uma das categorias abaixo:

I - Categoria Boas Práticas do Professor

Tema 1 - Professor no Cotidiano Escolar: Ensino Fundamental - Esse tema compreende ações de aprendizagem a partir de práticas que visem ao sucesso escolar dos alunos e à redução da reprovação, do abandono e da evasão escolar, podendo utilizar ambientes e ferramentas digitais tais como as de pesquisa, de comunicação, de compartilhamento de informações, de organização e de análise de dados, práticas envolvendo Metodologias Ativas, como, por exemplo, Ensino Híbrido e outros na respectiva etapa de ensino, além de iniciativas que promovam a alimentação saudável.

Tema 2 - Professor no Cotidiano Escolar: Ensino Médio - Esse tema compreende ações de aprendizagem a partir de práticas que visem ao sucesso escolar dos alunos e à redução da reprovação, do abandono e da evasão escolar. Contempla também relatos de experiências relacionados à complexidade social que envolve os estudantes, podendo utilizar ambientes e ferramentas digitais tais como as de pesquisa, de comunicação, de compartilhamento de informações, de organização e análise de dados. Práticas envolvendo Metodologias Ativas, como, por exemplo, Ensino Híbrido e outros na respectiva etapa de ensino, além de iniciativas que promovam a alimentação saudável.

II - Categoria Boas Práticas do Pedagogo, Coordenador de Turno, Coordenador Pedagógico

Tema 1 - O Pedagogo e o Coordenador Pedagógico no Cotidiano Escolar – Esse tema compreende práticas do Pedagogo e do Coordenador Pedagógico relacionadas à sua atuação no âmbito do Projeto Político Pedagógico da escola, tais como o assessoramento ao trabalho docente e a orientação e organização da formação em serviço de professores, inserção da família, podendo utilizar ambientes e ferramentas digitais, tais como as de comunicação, de pesquisa e de compartilhamento de dados e outros. Abrange também aspectos relacionados ao trabalho pedagógico nas ações de avaliação da aprendizagem, incluindo recuperações paralela, trimestral e final, bem como os encontros de Conselho de Classe e o planejamento de ações pedagógicas com base nos resultados do PAEBES e de outras avaliações externas e internas, com vistas à proposição de intervenções e ao planejamento integrado de ações organizadas e embasadas na realidade da Escola podendo utilizar ambientes e ferramentas digitais tais como as de organização e análise de dados e outras, além de iniciativas que promovam a alimentação saudável.

Tema 2 - O Coordenador de Turno no Cotidiano Escolar – Esse tema abrange atividades desenvolvidas pelo coordenador de turno relacionadas à organização e ao funcionamento da unidade escolar; à elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico, bem como do Plano de Desenvolvimento Institucional; ao planejamento e à organização do horário de aula, do Conselho de Classe; às ações de aproximação da família com a escola; à orientação dos alunos sobre regras e procedimentos do regimento escolar; ao cumprimento de horários; à busca de soluções para situações de conflito nas relações interpessoais no âmbito escolar; ao zelo pelo espaço escolar, pelo patrimônio e pelos recursos didático-pedagógicos podendo utilizar ambientes e ferramentas digitais de comunicação tais como as de pesquisa, de comunicação, de compartilhamento de dados e outros. Além de iniciativas que promovam a alimentação saudável.

III - Categoria Boas Práticas do Gestor Escolar

Tema 1 - Gestão Pedagógica – Esse tema abrange ações relacionadas ao uso de avaliações externas e de seus impactos no aprendizado dos alunos; de práticas de monitoramento dos resultados de aprendizagem; de medidas de acompanhamento, de controle da frequência dos estudantes e de adoção de mecanismos para assegurar a sua permanência, com sucesso, na escola. Inclui também a produção e utilização de registros, análises e socialização de taxas de aprovação, reprovação e abandono para identificação das necessidades e implementação de ações de melhoria; ações de integração escola x comunidade no desenvolvimento do aprendizado dos alunos e outras práticas do gestor de natureza pedagógica, podendo utilizar ambientes e ferramentas digitais tais como as de pesquisa, de comunicação, de compartilhamento de informações, de organização e análise de dados e outros, além de iniciativas que promovam a alimentação saudável.

Tema 2 - Gestão Administrativa – Esse tema contempla boas práticas de gestão de serviços, recursos físicos e financeiros, sendo consideradas também as iniciativas de boa gestão na utilização e preservação do patrimônio e dos equipamentos escolares; gestão das informações escolares, analisando boas práticas de organização e escrituração da documentação escolar; utilização apropriada das instalações e equipamentos disponíveis na escola; realização de ações de planejamento participativo, acompanhamento e avaliação da aplicação de recursos financeiros da escola, observando o Projeto Político Pedagógico, os princípios da gestão pública e a prestação de contas à comunidade e outras práticas de natureza administrativa que influenciem no processo de ensino-aprendizagem da escola, podendo utilizar ambientes e ferramentas digitais tais como as de pesquisa, de comunicação, de compartilhamento de informações, de organização e análise de dados e outros, além de iniciativas que promovam a alimentação saudável.

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Premiação das edições anteriores

 

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