05/07/2019 11h47 - Atualizado em 07/11/2019 09h17

Abertas inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências

A competição será dividida em 1ª e 2ª fase e as provas envolverão questões de Astronomia, Biologia, Física e Química.

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2019. Podem participar estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, em qualquer série do Ensino Médio (incluindo a modalidade da Educação de Jovens e Adultos) ou na 4ª série do Ensino Técnico que não tenham ingressado em curso superior. As inscrições seguem até o dia 06 de agosto no site www.onciencias.org.

A competição será dividida em 1ª e 2ª fase e as provas envolverão questões de Astronomia, Biologia, Física e Química.

As inscrições dos alunos para a 1ª fase deverão ser feitas diretamente com os professores credenciados da unidade de ensino, que deverão inserir o nome dos seus alunos no período que antecede aos exames. O estudante só poderá participar da 2ª fase se participar da 1ª.

Classificação

Para a classificação final dos estudantes na ONC serão consideradas apenas as notas obtidas nas provas da 2ª Fase. A premiação dos alunos compreenderá dois níveis: nacional e nacional por Estado (estadual).

A ONC concederá até cinco mil medalhas divididas em três categorias: ouro, prata, bronze. O número de medalhas em cada categoria dependerá do desempenho dos estudantes em cada série/ano.

Solenidade de premiação

A Olimpíada Nacional de Ciências bateu o recorde em 2019 com quase 2 milhões de estudantes inscritos. No total foram quase 10 mil estudantes premiados com medalhas e menções honrosas.

Como não há possibilidade de premiar todos os estudantes ao mesmo tempo por conta de espaço físico e deslocamento, no próximo dia 28 de novembro acontecerá em São Paulo a solenidade oficial que premiará 300 estudantes medalhistas de ouro, 75 mais destacados de cada nível (que já estão sendo avisados pela organização da ONC).

No total, são quase 10 mil estudantes de todo o país que serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os estudantes receberão as medalhas e menções honrosas em seus respectivos estados, diretamente nas coordenadorias estaduais ou pelos correios, após a cerimônia oficial.

Além disso, todos os estudantes que participaram da ONC 2019 receberão certificado de participação que estará disponível no site oficial da ONC a partir do dia 29 de novembro. (https://certificados.onciencias.org).

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI