08/11/2018 14h15

Estudantes de Colatina participam de ciclo de palestras

Aproximadamente 300 estudantes da 3ª série do Ensino Médio dos turnos matutino e noturno da Escola Estadual Geraldo Vagas Nogueira, localizada no município de Colatina, participaram do I ciclo de palestra relacionado a temas contemporâneos. A ação teve como objetivo debater assuntos como Modismos Nutricionais, Tráfico de Drogas, Juventude em Idade Escolar, Violência e Contemporaneidade noticiada ou evidenciada na sociedade.

Para a realização deste evento, a escola contou com a parceria de profissionais das áreas de Saúde, Educação e Economia, que levaram temas diversificados para a instituição de ensino. A ideia do seminário surgiu a partir das reuniões entre os professores-coordenadores das áreas de Código e Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências humanas, com demais professores. 

“Buscamos, a partir deste trabalho, oferecer ao aluno um conhecimento mais peculiar de temas que surgem no dia a dia da escola, e que fazem parte do currículo por assumirem uma caraterística transversal. O Ciclo surge no cenário da escola como dinamizador de conhecimento, levando esclarecimentos ao educando a partir de suas reais necessidades de aprendizagem, sendo conduzido por profissionais esclarecidos para tais temas”, afirmou a professora Eloisa Comério, coordenadora da área de Códigos e Linguagens e professora de Arte. 

Para a estudante Maria Antônia Spalenza, da 3ª série do Ensino Médio, as palestras foram de grande valor. “Os temas abordados são de extrema relevância para a redação e resolução de questões contidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os palestrantes apresentam vasto conhecimento em suas respectivas áreas de atuação. Foi tudo muito interessante e proveitoso”, disse. 

Para o diretor Marcello Morello, além de contribuir para a formação cidadã do aluno, o evento também faz parte do plano de ação do Programa Jovem do Futuro, cujo objetivo principal é trabalhar o protagonismo juvenil nos educandos.

“Este projeto, bem como outros desenvolvidos no decorrer do ano letivo, contribuíram e contribuem para a construção de uma escola mais atrativa e com um diferencial, cujo impacto consiste em melhorias no processo de aprendizagem e na redução da evasão escolar e da repetência. Acreditamos que estamos no caminhado certo por estarmos cumprindo com o plano de gestão, fruto de um trabalho em equipe”, concluiu o diretor. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Gustavo Pereira

Texto: Emanoele Rocha

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard