08/11/2018 09h58 - Atualizado em 08/11/2018 10h58

Estudantes de Vila Velha visitam a cidade de Aimorés, em Minas Gerais

Os estudantes da 3ª série do turno vespertino da Escola Estadual Ormanda Gonçalves, localizada em Vila Velha, fizeram uma visita à cidade de Aimorés, em Minas Gerais. O passeio teve como objetivo conhecer a Malha Ferroviária da Vale e também o Instituto Terra, do fotógrafo Sebastião Salgado.

Antes da viagem, os alunos fizeram pesquisas sobre os impactos que o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, causou ao Rio Doce. Durante o percurso, acompanhados dos professores Marcio de Oliveira Jorge, de História, e Mariana Nolasco, de Sociologia, a turma pôde observar a situação em que se encontra o rio.

De acordo com o professor Márcio, os educandos ficaram muito empolgados com a aula de campo e também com o passeio de trem. “Muitos nunca tinham andando de trem. Fomos acolhidos no Instituto terra, tivemos uma ótima palestra sobre a viabilidade do reflorestamento e as boas consequências desse manejo. Os estudantes ficaram impressionados com a logística do transporte ferroviário de minérios, como também de passageiros. A nossa aula de Campo não terminou na estação ferroviária no retorno, se estendeu na sala aula, evocando outros temas como a greve dos caminhoneiros e o assoreamento do Rio doce. Foi muito legal”, afirmou.

Os alunos Júlio Cesar Ferreira dos Santos e Mateus Marquardt gostaram muito da visita. "A viagem foi incrível. Conheci a história da cidade e o Instituto Terra", disse Júlio Cesar. “Tudo muito legal, museu incrível e com coisas que nunca tinha visto. O Instituto Terra também é muito legal, muitas árvores e animais. Mas o melhor de tudo foi andar de trem até lá", relatou Mateus.

Para a aluna Ingridy Santos Ladeira, o passeio vai ficar marcado por toda a sua vida. “Talvez eu nunca tenha uma oportunidade como essa novamente. Estou muito feliz de ter participado, e por principalmente ter conhecido o Instituto Terra. Foi um momento único”, declarou.

As educandas Daiany Bello e Larissa Silva se sentiram muito agradecidas por participarem da visitação. “Sou grata aos professores por nos oferecerem essa viagem incrível. Isso nos proporcionou um conhecimento inimaginável. Só Tenho a agradecer”, falou Daiany. “Foi uma experiência incrível, onde obtive vários conhecimentos sobre a cidade e o Instituto Terra. Agradeço à escola e ao professor Márcio, pela oportunidade de conhecer esse lugar maravilhoso”, finalizou Larissa.