06/12/2018 10h13 - Atualizado em 07/12/2018 14h25

Microrganismos viram tema de atividade em Escola Viva

A Escola Viva Aristeu Aguiar, localizada em Alegre, realizou para os estudantes do Ensino Fundamental um projeto com o tema “Os microrganismos e o ambiente”. O evento teve como objetivo trabalhar os conteúdos vistos em sala de aula, de forma prática e divertia, facilitando o entendimento e tornando a disciplina mais atrativa e interessante.

Durante o evento, com a ajuda da professora Juliana Meneguelli, que leciona a eletiva Pensamento Científico, os alunos participaram de uma aula teórica e experimental, onde analisaram algumas técnicas de conservação de alimentos. Em seguida, aplicando os conhecimentos adquiridos, os estudantes produziram algumas conservas de batatinha; de doce de leite; geleia de abacaxi e morango; criaram uma logomarca para a empresa, bem como a embalagem do produto. Ao final do evento, teve um sorteio de uma cesta de alimentos e livro de receitas.

De acordo com a professora Juliana, ações como essas promovem maior participação dos estudantes. “Foi muito gratificante. Os alunos se empenharam bastante e se preocuparam com todos os processos, desde as escolhas dos alimentos até as pesquisas das receitas. Fiquei bastante feliz”, disse.

Para a estudante Estela Basto da Silva, do 9º ano do Ensino Fundamental, essa atividade foi muito boa. “Houve um estudo antes, que nos ajudou no entendimento. Aprendemos que é muito importante a higiene durante a produção e a esterilização dos materiais, para garantir a qualidade e a durabilidade da conserva. Tivemos a oportunidade de ter noções de empreendedorismo”, afirmou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Gustavo Pereira
Texto: Rafael Fernandes

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard