11/10/2018 11h31

Seminário de Astronomia estimula o aprendizado dos estudantes da Escola Viva Aristeu Aguiar

Os estudantes do Ensino Fundamental da Escola Viva Aristeu Aguiar, localizada em Alegre, participaram do 1º Seminário de Astronomia. O evento teve como objetivo incentivar os alunos a buscarem conhecimento sobre a importância da pesquisa científica. 

A ação faz parte da disciplina “Pensamento Científico”, trabalhada pela professora Juliana Meneguelli. Para a realização do projeto, os educandos participaram de um bingo astronômico, que possibilitou realizar um levantamento sobre os conhecimentos prévios. Em seguida, a turma assistiu a documentários, exibição do filme “Perdido em Marte” e aulas expositivas. 

Segundo a professora, o trabalho visa contribuir com a aprendizagem, pois aproxima o estudante da metodologia da pesquisa científica. “Ao inserir a pesquisa em minhas aulas, despertei a curiosidade nos alunos, numa busca incessante pelo conhecimento. Essa atividade proporcionou um espaço de aprendizagem com a intenção de levá-los para um universo de descobertas, com o intuito de pensar cientificamente e desenvolver um olhar crítico diante dos fatos”, afirmou. 

A educanda Estela Bastos da Silva, do 9º ano do Ensino Fundamental, relatou gosta muito das aulas trabalhadas durante a eletiva de Pensamento Científico. “A professora sempre aborda assuntos que têm muita curiosidade, como astronomia, despertando o interesse por serem aulas dinâmicas e práticas, o que torna a disciplina envolvente e divertida”, disse.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Gustavo Pereira

Texto: Emanoele Rocha

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard