Parceiros

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA – CIEB

O CIEB é uma instituição com capacidade técnica reconhecida na área de inovação educacional para apoiar as redes de ensino no planejamento e na implementação de políticas e programas de tecnologia educacional.

Possui acordos de cooperação técnica com diversas instituições, entre elas a SEDU, na elaboração de um plano de reestruturação do Programa SEDU Digital, cujo objetivo é tornar o Espírito Santo uma referência nacional no uso de tecnologias para a melhoria da qualidade e da equidade na educação. Vigência até fevereiro de 2020.

 

PUC/RIO – INSTITUTO CONFUCIUS E FAPES

A parceria permite a oferta de curso de três anos de Mandarim e Cultura Chinesa para 90 estudantes do ensino médio da Grande Vitória, e aulas de Mandarim no CEEMTI Prof. Fernando Duarte Rabello. Além dos estudantes desenvolverem competências e habilidades comunicativas em Mandarim e conhecimentos da cultura chinesa, a ação promove um diferencial na formação e intensifica a relação entre os dois países.

Outra parceria, com a FAPES, viabiliza a realização dos três anos de curso com a oferta bolsas para professores chineses desenvolverem aulas e cursos de Mandarim e Cultura Chinesa em parceria (Acordo de Cooperação Não Oneroso), junto à Organização da Sociedade Civil Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Confucius.

 

INSTITUTO UNIBANCO

Viabiliza a implementação e o desenvolvimento de Estratégia de Gestão para Resultados de Aprendizagem, amplia capacidades e competências institucionais, coletivas e individuais no campo da gestão escolar e educacional para melhorar a qualidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Estado do Espírito Santo e contribui para o resultado a ser alcançado pela SEDU na diminuição dos índices de evasão escolar. O Instituto Unibanco oferece apoio técnico pedagógico às unidades escolares, às unidades regionais e à unidade central. A parceria, sem ônus ao Governo do Estado, se estenderá entre 2019 e 2022.

 

AJAES

Oferta dos Programas da Associação Junior Achievement nas escolas da rede pública estadual para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio, a fim de traçar metas e objetivos para suas vidas, a curto e longo prazo.

 

KUAU SONHO LTDA – ME

Parceria firmada com o objetivo de implantar uma plataforma digital que oferece serviço de orientação vocacional para alunos do ensino médio, auxiliando os estudantes na escolha da profissão e facilitando o acesso a bolsas de estudos em instituições de ensino superior e em escolas técnicas. Sem custos ao Estado e com vigência até dezembro de 2020.

 

INSTITUTO NATURA

Consiste na assessoria técnica para a implementação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – PAES, por meio da disponibilização de profissionais. Para o ano de 2019, contaremos também com apoio à execução da formação para profissionais da educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Parceria prevista para até julho de 2019.

 

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA

Desenvolve ações de formação e inovação para os profissionais da educação, na área de tecnologia educacional, por meio de cursos presenciais (Inova Escola). As ações decorrentes do Acordo de Cooperação, firmado até julho de 2020, buscam promover o surgimento de novas Culturas de Inovação e Aprendizagem.

 

CECIERJ

A parceria com o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cecierj, sem custos ao Estado, objetiva a implantação do Sistema Acadêmico/Banco de Itens, da Plataforma e os materiais didáticos para os alunos do Ensino Fundamental e Médio matriculados nas escolas CEEJA da Rede Estadual do Espírito Santo, no período de 2016 a 2019. O intuito é compartilhar, reproduzir e utilizar materiais didáticos produzidos por ambas as Instituições para os cursos na modalidade à distância CEJA.

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Celebração de convênio objetivando a transferência gratuita de plataforma de gestão e oferecimento dos cursos abaixo relacionados para a Sedu:

 

      Curso Pré-Universitário: os estudantes podem fazer simulados virtuais e estudar o conteúdo com questões baseadas nas últimas provas do Enem e Fuvest. O curso preparatório é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento dos alunos, visando prepará-los para a vida profissional e auxiliar os que desejam continuar os estudos após o término do Ensino Médio.

 

      Ambiente virtual e conteúdo do Aventuras no Currículo+: tem como objetivo apoiar os professores a  criar novas estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades básicas relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos para melhorar as aprendizagens e, consequentemente, o rendimento dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

     Curso de Inglês Online: destinado aos alunos matriculados no Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Estadual de Ensino, com objetivo de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho. Organizado em oito módulos, cada um com duração de duas semanas (dez horas), totalizando 16 semanas ininterruptas. O conteúdo programático está organizado de forma a desenvolver o conhecimento de vocabulário, estruturas gramaticais e funções comunicativas, em consonância com o currículo oficial do Estado de São Paulo e do Centro de Estudo de Línguas:

 

     Curso de Libras online: objetiva habilitar a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e proporciona aulas virtuais, acessíveis de qualquer computador, para os estudantes com e sem deficiência auditiva.

 

Prevê também a celebração de uma cooperação técnica para disponibilizar, de forma gratuita, temporária e sem exclusividade o “Programa Letrus de Desenvolvimento de Escrita” a 110 escolas de ensino médio da rede estadual, por meio de plataforma de redação desenvolvida pela LETRUS no ano de 2019; além de 38 escolas em 2018 (sendo 10 da rede regular e 28 Pólos do Pré-ENEM) em caráter de projeto piloto à avaliação de impacto.

O Acordo de Cooperação Técnica vigorará até dezembro de 2019. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.

 

MOVIMENTO EMPRESARIAL DO ESPÍRITO SANTO

Ampliar as oportunidades de aprendizagens para os jovens, com a implantação de um modelo de educação integral em tempo integral, por meio de uma metodologia pedagógica e de gestão, com foco na formação plena, com desenvolvimento de práticas e vivências a partir de um curriculum diferenciado e integrado, de forma a promover sujeitos autônomos, solidários e competentes. Sem ônus ao Estado, a parceria está em vigor até o final de 2019.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard