Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação

PRÊMIO SEDU: BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO

O Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação é destinado à valorização de professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, coordenadores de turno e gestores das unidades escolares da rede pública estadual pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas e de gestão bem sucedidas.

Em 2019, o “Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação" está na 13ª Edição”  e tem por objetivos:

I - valorizar professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, coordenadores de turno e gestores da rede pública estadual pelas iniciativas voltadas
para a melhoria dos resultados do desempenho das unidades escolares: rendimento, frequência e proficiência dos alunos;

II - reconhecer, divulgar, disseminar e premiar experiências bem sucedidas desenvolvidas nas unidades escolares da rede pública estadual;

III - estimular o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem que contribuam para o avanço qualitativo da educação no estado;

IV - apoiar o desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras que atendam à diversidade cultural e à inclusão educacional;

V - estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas unidades escolares, tendo como foco a melhoria do processo de aprendizagem;

VI - desenvolver processos de melhoria contínua da qualidade da educação nas unidades escolares;

VII - estimular o envolvimento e o compromisso de professores e demais profissionais, pais e alunos com a Proposta Político-Pedagógica da escola;

VIII - desenvolver processos e práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.

CATEGORIAS:

I - Categoria Boas Práticas do Professor

Tema 1 - Professor no Cotidiano Escolar: Ensino Fundamental - Esse tema compreende ações desenvolvidas para a melhoria da aprendizagem a
partir de práticas que:
a) visem ao sucesso escolar dos alunos e à redução da reprovação, do abandono e da evasão escolar;
b) tenham caráter inovador;
c) promovam a alimentação saudável e a saúde; ou
d) estejam relacionados à complexidade social que envolve os estudantes dessa etapa da educação básica.
Tema 2 - Professor no Cotidiano Escolar: Ensino Médio - Esse tema compreende ações desenvolvidas para a melhoria da aprendizagem a partir
de práticas que:
a) visem ao sucesso escolar dos alunos e à redução da reprovação, do abandono e da evasão escolar;
b) tenham caráter inovador;
c) promovam a alimentação saudável e a saúde; ou
d) estejam relacionadas à complexidade social que envolve os estudantes dessa etapa da educação básica.

II - Categoria Boas Práticas do Pedagogo e do Coordenador Pedagógico

Tema - O Pedagogo e o Coordenador Pedagógico no Cotidiano Escolar - Esse tema compreende as práticas do Pedagogo e do Coordenador
Pedagógico, relacionadas à sua atuação no âmbito da Proposta Político-Pedagógica da escola, tais como
a) assessoramento ao trabalho docente;
b) orientação e organização da formação em serviço de professores;
c) iniciativas de caráter inovador;
d) inserção da família no cotidiano da escola;
e) aspectos relacionados ao trabalho pedagógico nas ações de avaliação da aprendizagem, incluindo recuperações paralela, trimestral e final;
f) ações que visem ao sucesso escolar dos alunos e à redução da reprovação, do abandono e da evasão escolar;
g) encontros de Conselho de Classe;
h) planejamento de ações pedagógicas com vistas à proposição de intervenções e ao planejamento integrado de ações organizadas e embasadas
na realidade da escola e nos resultados do Paebes e de outras avaliações externas e internas;
i) de elaboração, execução e avaliação da Proposta Político-Pedagógica (PPP), bem como do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
j) planejamento e organização do Conselho de Classe, das Jornadas de Planejamento Pedagógico (JPP);
k) iniciativas que promovam a alimentação saudável e a saúde de professores, alunos e demais sujeitos da comunidade escolar.

III - Categoria Boas Práticas do Gestor Escolar e do Coordenador de Turno

Tema 1 - Gestão Pedagógica - Esse tema é específico para os gestores e abrange ações relacionadas à(s)/ao(s):
a) uso de avaliações externas e seus impactos no aprendizado dos alunos;
b) práticas de monitoramento dos resultados de aprendizagem;
c) uso de metodologias de caráter inovador;
d) sucesso escolar dos alunos e à redução da reprovação, do abandono e da evasão escolar;
e) utilização de medidas de acompanhamento, de controle da frequência dos estudantes e de adoção de mecanismos para assegurar a sua
permanência, com sucesso, na escola;
f) produção e utilização de registros, análises e socialização de taxas de aprovação, reprovação e abandono para identificação das necessidades
e implementação de ações de melhoria;
g) ações de integração escola x comunidade no desenvolvimento do aprendizado dos alunos;
h) iniciativas que promovam a alimentação saudável e a saúde de professores, alunos e demais sujeitos da comunidade escolar;
i) práticas outras de natureza pedagógica.

Tema 2 - Gestão Administrativa - Esse tema compreende ações do Coordenador de Turno e do Gestor Escolar. Nele são contempladas as boas práticas
de organização e funcionamento da unidade escolar e as boas práticas de gestão de serviços, recursos físicos e financeiros, sendo consideradas também
as iniciativas de boa gestão:
a) na utilização e preservação do patrimônio e dos equipamentos escolares;
b) na gestão das informações escolares, analisando boas práticas de organização e escrituração da documentação escolar;
c) que tenham caráter inovador;
d) no uso apropriado de instalações e equipamentos disponíveis na escola;
e) na realização de ações de planejamento participativo;
f) no acompanhamento e na avaliação da aplicação de recursos financeiros da escola, observando a Proposta Político Pedagógica, os princípios da
gestão pública e a prestação de contas à comunidade;
g) nas ações de orientação de alunos sobre regras e procedimentos do regimento escolar;
h) nas ações que visem ao cumprimento de horários, tanto de alunos, quanto de professores e demais servidores;
i) na busca de soluções para situações de conflito nas relações interpessoais no âmbito escolar;
j) no zelo pelo espaço escolar, pelo patrimônio e pelos recursos didático-pedagógicos;
k) no planejamento e organização do horário de aula, do Conselho de Classe, das Jornadas de Planejamento Pedagógico (JPP);
l) que visem ao sucesso escolar dos alunos e à redução da reprovação, do abandono e da evasão escolar; ou
m) em outras práticas de natureza administrativa que influenciem no processo de ensino-aprendizagem da escola.

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Premiação das edições anteriores

 

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