18/02/2022 11h40

Ações da Sedu ajudam a reduzir impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes

Intervenções são importantes diante dos indicadores de Aprendizagem, com base no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

A Secretaria da Educação (Sedu) apresentou, durante uma Live, na manhã desta sexta-feira (18), o resultado dos indicadores de Aprendizagem dos alunos da Rede Estadual em 2021, com base no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

O resultado foi apresentado por padrões de desempenho, sendo eles: abaixo do básico, básico, proficiente e avançado. Foram avaliados alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental – Paebes Alfa; alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio – Paebes, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os dados podem ser conferidos na apresentação: clique AQUII.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que as ações da Secretaria implementadas em 2020 e 2021, auxiliaram na redução dos impactos gerados pela redução da aprendizagem e a mitigar os efeitos causados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Antes da pandemia chegar, os resultados encontrados em 2019 pela nossa gestão já eram preocupantes. Trabalhamos muito, conseguimos iniciar a reversão dos indicadores, mas veio a pandemia. Duas tomadas de decisões do Governo do Estado foram fundamentais para que o resultado não fosse ainda mais preocupante: a abertura das escolas para a realização de atividades presenciais, ainda em outubro de 2020, porque sabíamos que era seguro. Voltamos muito cedo em comparação a outros estados. Isso foi fundamental para evitar uma queda ainda maior da aprendizagem”, disse o secretário.

Outra ação da Sedu foi a implantação do Programa EscoLAR. “Criamos o programa rapidamente, bem no início da pandemia, o que deu o suporte para os professores e alunos durante o período em que foram necessárias as Atividades Pedagógicas Não Presenciais para os alunos da Rede Estadual”, afirmou.

Desafios

O secretário ressaltou também a preocupação da atual gestão com a aprendizagem, reprovação e equidade na Rede: “não se trata apenas de melhorar os indicadores de aprendizagem, mas também de promover a equidade no território capixaba. Não pode acontecer de em uma região os estudantes estarem aprendendo mais do que em outra região.”

Os padrões de desempenho serão levados em conta no momento de pensar estrategicamente e fazer com cada aluno avance, segundo o seu padrão de desempenho. A Rede Estadual tem apenas 8% de matrículas no fundamental 1, ou seja, 92% são alunos das redes municipais, onde o desafio é ainda maior.

“O resultado apresentou que os alunos com menor padrão de desempenho foram as crianças, o que representa 8% dos alunos matriculados na Rede Estadual. “O Governo tem ajudado os municípios a reverter esses resultados. O Pacto pela Aprendizagem (Paes) é uma dessas ações, assim como o fomento ao tempo integral (PROETI), dentre outras. Mas isso se dará com tempo, esforço e foco”, concluiu o secretário Vitor de Angelo.

Assista a live: https://www.youtube.com/watch?v=OM4RtkN6jBE

Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) foi criado, originalmente, no ano 2000, no entanto, a partir de 2009 ganha o formato e periodicidade atual. Seu objetivo é avaliar a qualidade da educação básica da Rede Pública Estadual e, por adesão, da rede municipal e privada.

O Paebes tem aplicação censitária e é realizado anualmente ao final de cada etapa. No 5º ano do Ensino Fundamental os componentes curriculares avaliados são Língua Portuguesa e Matemática; no 9º ano do Ensino Fundamental, avalia-se anualmente os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e alternadamente, em anos pares, História e Geografia e, em anos ímpares, Ciências; já na 3ª série do Ensino Médio, anualmente, Língua Portuguesa e Matemática, e, alternadamente, em anos pares, História e Geografia e, em anos ímpares, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Os resultados do Paebes variam de 0 a 500 pontos e são descritos e organizados em escalas de proficiência estruturadas em níveis, de modo crescente, os quais descrevem as competências e habilidades que os estudantes demonstram ter aprendido. A escala de proficiência pode ser comparada a uma régua, na qual os itens (questões) que compõem os testes são posicionados a partir dos parâmetros calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A essas informações são incorporados dados qualitativos oriundos dos questionários contextuais preenchidos por estudantes, professores e gestores.

A partir dos resultados do Paebes as equipes pedagógicas e os gestores escolares podem realizar o planejamento de ações pedagógicas objetivando a melhoria da qualidade da educação pública estadual. Esses resultados estão disponíveis no portal https://avaliacaoemonitoramentoespiritosanto.caeddigital.net/, onde também podem ser encontradas mais informações.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata