06/05/2022 16h08 - Atualizado em 06/05/2022 17h18

Alunos da Serra participam de visita pedagógica em Santa Teresa

O grupo visitou o Instituto Nacional da Mata Atlântica, o Museu da Cultura e Imigração Italiana e a Escola Fundamental e Médio (EEEMF) José Pinto Coelho.

 

Estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Joaquim Beato, da Serra, realizaram, na última semana, uma visita técnica e pedagógica ao Instituto Nacional da Mata Atlântica, ao Museu da Cultura e Imigração Italiana e à Escola Fundamental e Médio (EEEMF) José Pinto Coelho, localizados em Santa Teresa.  

O projeto “Promovendo conexões culturais” foi elaborado pelo professor de Geografia, Douglas Rafael Salaroli, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a possibilidade de vivenciar a relação sociedade x natureza e os impactos da produção socioespacial. Os alunos tiveram a oportunidade de estudar as espécies de plantas e animais nativos, possibilitando a observação in loco da biodiversidade da floresta de Mata Atlântica que compõe a paisagem geográfica da região serrana do Espírito Santo.  

Durante a visita ao museu, foi possível a observação do modo de vida dos imigrantes, conhecerem parte da história por meio dos utensílios de uso diário, sua cultura e o modo de produção econômica.    

O intercâmbio sociocultural permitiu aos estudantes a observação das diferentes realidades, culturas e espaço escolar, assim como a troca de experiências do cotidiano pessoal e estudantil por meio de bate-papo e relatos de experiências dos alunos.  

Para a pedagoga Rosiane Loyola de Bortoli, que acompanhou a visita, essas ações são importantes dentro do contexto escolar. “É uma ampliação das possibilidades de aprendizagem, do universo do conhecimento dos estudantes, na práxis do aprender e interpretar o mundo”.   

O professor Douglas Salaroli reitera a importância do aprendizado em outros ambientes. “As visitas monitoradas atuam como complementação ao conteúdo visto em sala de aula, aprofundam a visão de mundo e contribuem para ampliação da realidade local e global dos estudantes. E o intercâmbio com outras escolas contribui para um diálogo de formação e acolhimento às novas escolas em Tempo Integral, tornando-os protagonistas de suas histórias”.   

 

Informações à Imprensa:
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