16/05/2023 15h58

Alunos de Anchieta participam de desafio de pontes de palito de picolé

A atividade envolveu conceitos fundamentais de engenharia estrutural: força, carga, reação, equilíbrio, tração e compressão.

Alunos do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Paulo Freire, em Anchieta, promoveram, na última sexta-feira (12), o desafio da ‘Pontes de Palito de Picolé’. A competição consistiu na construção de uma estrutura de 30 por 10 centímetros, utilizando apenas palitos de madeira e cola, que fosse capaz de suportar o maior peso possível.

A iniciativa foi uma ação conjunta das professoras de Química, Érika Menegardo, e de Administração, Bianca de Freitas, que buscou desenvolver nos estudantes os conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de engenharia estrutural: força, carga, reação, equilíbrio, tração e compressão.

Na avaliação da montagem das maquetes, quesitos como criatividade, projeto técnico, memória de cálculo e pesagem foram os aspectos julgados para classificar o ganhador do desafio.

Uma das pontes suportou a carga de 36 quilos. “Essa eletiva é muito importante, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia do aluno. Trata-se de um projeto de Física e Matemática associando conceitos simples da Engenharia, para o aperfeiçoamento da prática experimental pela construção da ponte”, disse Érika Menegardo.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecânica, Mary Aparecida Zambi Freitas de Amorim frisou que elaborar o projeto e colar os palitos foi um desafio muito diferente. “No começo parecia muito simples, mas precisamos pensar em como colar e nas relações das forças aplicadas”, afirmou a aluna.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br