05/12/2022 11h27

Alunos de Guaçuí aprendem sobre cultura maker em aulas de Geografia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí, desenvolveu o projeto “Se joga: práticas de cultura maker”, por meio da disciplina de Geografia. O objetivo foi estimular a criatividade com foco em atividades maker, que apresentam a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. 

Utilizando instrumentos, como sucata, fios elétricos, pilhas, papel reciclado e carregadores de celulares, os estudantes construíram réplicas de gerador de turbinas de energias eólica e solar. “A prática coletiva mostrou que podemos utilizar materiais alternativos para a geração de energia limpa em uma sociedade industrial e consumidora de fontes energéticas poluentes”, explicou o professor Damião Amiti Fagundes.

As atividades do projeto foram aplicadas em três momentos: primeiro, a aula expositiva e dialogada com os alunos sobre os temas do currículo, em que foi explanado sobre a cultura maker no ensino da Geografia e como ela pode ajudar na estimulação da criatividade com materiais alternativos e recicláveis; segundo, nessa etapa os alunos colocaram na prática o que aprenderam, elaborando seus inventos sobre os assuntos estudados. Foi realizado o roteiro e recolhimento de materiais, que pudessem ser utilizados para as invenções de protótipos funcionáveis; e terceiro, a divulgação dos trabalhos produzidos.

"Esse trabalho foi muito interessante, uma vez que pude, com a ajuda dos colegas, fazer funcionar com matérias alternativos a geração de energia solar. Essa é uma forma de mostrar que podemos, de forma simples, viver em um mundo sustentável. Também aprendi muito sobre os efeitos fotovoltaicos”, disse o aluno Adriel Cardoso.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata

 

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