08/04/2022 16h03

Equipe do Copaes alinha ações com o município de Laranja da Terra

As ações são realizadas pelo regime de colaboração entre o Estado e municípios.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da equipe da Coordenação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Copaes), esteve no município de Laranja da Terra, nessa quarta-feira (06), para concretizar ações do Paes, pelo regime de colaboração entre o Estado e municípios, visando ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos capixabas.

Na ocasião, foram discutidas ações do Paes, realizadad pela Superintendência Regional e municípios, além de uma visita à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) União Laranjense, com o objetivo de conhecer, na prática, os trabalhos executados pela gestão escolar.

“Essas reuniões permitem reforçar os motivos e os modos para aperfeiçoar as ações de cooperação. Permitem também, a soma e o alinhamento de esforços, visando à melhoria da aprendizagem e do nível educacional dos alunos capixabas”, disse o coordenador do Paes, Saulo Andreon.

Estiveram presentes o superintendente Regional de Educação de Afonso Cláudio, Héverton Filipe Gomes Dazilio; servidores da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geief); do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope); o prefeito de Laranja da Terra, Josafá Storch; secretários municipais de Educação; e coordenadoras municipais do Paes, além de parceiros da Associação Bem Comum

Outras ações

O Copaes, com a equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) realizaram, no último dia 1º de abril, o webinário “As Demandas Psicossociais no Espaço Escolar”.

O objetivo foi abordar como as demandas psicossociais (acolhimento, cuidados em saúde mental, prevenção de situações de violência, entre outras) aparecem no espaço escolar e como é possível atuar na construção de narrativas e estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar, em uma perspectiva intersetorial, visando ao desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes.

Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental. O Paes é desenvolvido a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata