27/03/2023 17h00 - Atualizado em 28/03/2023 14h52

Escola de Guaçuí debate discriminação racial

Por meio da disciplina Projeto de Vida, a escola levantou o debate a respeito do racismo estrutural presente na sociedade.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Carneiro Ribeiro, em Guaçuí, na última terça-feira (21), o dia Internacional do Combate à Discriminação Racial, a partir de pesquisas publicadas promoveu uma série de discussões sobre a temática com os estudantes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto PoderData, mais de 81% dos brasileiros dizem acreditar que exista preconceito racial no Brasil e para conscientizar os estudantes da importância de respeitarmos as diferenças, em especial a cor da pele, a unidade escolar, por meio da disciplina Projeto de Vida, levantou o debate a respeito do racismo estrutural presente na sociedade.

Em um primeiro momento, os alunos assistiram ao documentário brasileiro ganhador do prêmio ’Best Narrative Short Film Award’ no ‘London Arthouse Film Festival’, ‘Dudú e o Lápis Cor da Pele’, de Miguel Rodrigues e Cleber Marques. O filme relata a história de Dudú, um menino negro de 7 anos que, após ouvir da professora de artes o termo ‘lápis cor da pele’, fica confuso pois a cor da sua pele não condiz com a do lápis.

“Atividades sobre o racismo são necessárias para nos conscientizarmos como o racismo age em nossa sociedade e a importância de refletirmos sobre a discriminação racial em nossa sociedade”, disse estudante Vanderson Nunes sobre a obra.

Em seguida, pesquisaram em sites da internet sobre assunto, discutiram entre si e propuseram análises em forma de texto dissertativos com foco na construção da autoimagem. E por fim, como conclusão desta etapa, foi ofertada uma oficina de pintura, na qual os alunos puderam desenhar diferentes biotipos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI