25/04/2024 13h52

Escola de Viana realiza palestra sobre História da Arte

O convidado apresentou imagens de obras renomadas de diferentes décadas e, ponto a ponto, foi correlacionando cada detalhe sobre a história, arte e cultura de diferentes épocas.
 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, certificada com o selo “Escola do Futuro” neste ano de 2024, localizada no município de Viana, realizou, na última sexta-feira (19), um seminário para debater como a identidade territorial e as bagagens históricas e culturais influenciam a História da Arte e os Patrimônios de um povo.

Para a realização do evento, promovido em parceria com as disciplinas de História e Geografia, o historiador e pesquisador Juliano Gomes foi convidado para palestrar sobre a trajetória de vida pessoal e acadêmica de aluno da Rede Pública Estadual de Ensino a doutorando pela Universidade Autônoma de Lisboa e pesquisador visitante na Universidade de Harvard.

Com o auxílio de um programa de realidade aumentada, o convidado Juliano Gomes apresentou aos estudantes imagens de obras renomadas de diferentes décadas e, ponto a ponto, foi correlacionando cada detalhe em relação à história, arte e cultura das épocas. Além disso, o palestrante destacou ser fruto de políticas públicas da educação.

A professora de História Camila Midori frisou que o encontro buscou contextualizar a apresentação da arte por meio dos fatos históricos, além de incentivar os alunos a persistirem no caminho dos estudos.

“Acredito que conseguimos fechar nosso conteúdo de forma bem dinâmica por meio do seminário, o Juliano (Gomes) conseguiu assemelhar os fatos históricos com o que os alunos têm de conhecimento na atualidade. Ele instigou a curiosidade sobre uma vivência internacional de estudos fruto da educação”, explicou a docente Camila Midori.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI