07/04/2022 16h00

Escola de Vitória promove evento sobre lutas e conquistas das mulheres

A ação foi realizada pela EEEM Irmã Maria Horta.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, promoveu uma roda de conversa com o tema "Lutas, resistências e conquistas femininas". A ação visou a criar familiaridade com conceitos, ideias, saberes e fazeres para auxiliar a comunidade a manter um processo formativo comprometido com a equidade de gênero e o aprofundamento das conquistas femininas.  

O tema envolveu estudantes e comunidade, que chamou atenção dos participantes para fatos históricos protagonizados pelas organizações de movimentos feministas que resultaram em conquistas, como é o caso da garantia do direito ao voto feminino, redefinição de jornada de trabalho, licença maternidade, acesso à escolarização básica e superior, leis de combate à violência contra a mulher, direito a representação política, entre outras. 

O evento também contou com apresentação musical da Banda Experimental, formada por professor e estudantes da escola, com repertório pensado e escolhido para o tema.

O professor de Filosofia Gessé Paixão disse ser importante associar música aos temas sociais e atividades interdisciplinares. "Além do desafio de organizar os arranjos, escolher os instrumentos, articular a presença de estudantes, há o exercício de criar clima interdisciplinar de aprendizagem. Escolher um repertório integrado a um tema é um desafio prazeroso e promissor na medida em que precisamos ativar o espírito científico, contextualizar histórica e socialmente as composições, observar seus valores, conceitos, período de composição, ideias, e isso é um prato cheio para apresentarmos música e pensamento como um espaço de múltiplos saberes”, destacou.

Formado por cinco estudantes e pelo professor Gessé Paixão, a Banda Experimental conta com piano, trombones, trompete, pandeiro e voz. “Entre as apresentações musicais estavam as canções “Dona de Mim” e “Garota de Ipanema”, que tiveram como objetivo despertar nos presentes duas formas temporais de representação do feminino, uma a partir de uma perspectiva de empoderamento feminino e outra a partir de uma visão consagradamente masculina, tendo sido explorada posteriormente pelas palestrantes na roda de conversa o fenômeno da objetificação feminina e as saídas e alternativas para produção de outros modelos de representação das mulheres”, explicou o professor Gessé Paixão.   

O estudante Luis Carlesso, que toca piano na Banda Experimental, disse: "Envolver a música nessa atividade deixou o momento mais atraente e o tema debatido mais próximo de nós, estudantes. Fica mais concreto aprender assim", afirmou o aluno.

A professora da área de Linguagens, Michelle Estevão, que integrou a organização da ação, afirmou que “atividades dessa natureza são importantes para a comunidade escolar em primeira mão para sanarem e prevenirem, por meio do diálogo, ocorrências que pontualmente ocorrem no tocante ao desrespeito à mulher no ambiente escolar e que não podem se tornar sistemáticas”, disse. 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

 

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