25/04/2024 14h47 - Atualizado em 25/04/2024 15h02

Ex-alunos da Rede Estadual se tornam professores diante das oportunidades geradas pela Educação capixaba

“A Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase de Paulo Freire exemplifica o caminho trilhado por dois ex-alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. Hoje, Aisha Jureswski e Henrique Gabriel Braz Giacomim, professores de Língua Inglesa e Educação Física, respectivamente, já colhem os frutos semeados quando ainda eram estudantes e estavam em sala de aula. Atualmente, são eles que ensinam os jovens estudantes da rede a irem em busca da chave, que é o conhecimento, e, assim, terem portas abertas por meio da educação. E é ela que será celebrada no próximo domingo (28), Dia Mundial da Educação.

Henrique Gabriel antes de começar a lecionar na Rede Estadual de ensino em 2022,  além de aluno, também foi atleta dos Jogos na Rede e, hoje, é técnico consultor dos jogos na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Colatina. Ele destaca que foi por meio dos direcionamentos dados pela educação que ele conquistou seu espaço no mercado de trabalho. “Venho de uma família humilde, que sempre me mostrou que a educação era a saída para o futuro. A educação me deu a base para ser a pessoa que sou hoje, me ensinou que existe uma esperança de ser melhor a cada dia”, afirmou Gabriel Giacomim.

O profissional ainda enfatizou que busca mostrar para os alunos que, para além de conteúdo, a educação molda o caráter. “A forma que encontrei de passar o conhecimento adiante é dando o melhor exemplo possível. Sempre que tenho a oportunidade tento alavancar os sonhos dos alunos, com muito incentivo e tentando ajudar o máximo possível no passo a passo para as oportunidades. Meu conselho é:  nunca será fácil, mas a vida sempre nos surpreende. À medida que vamos crescendo em aprendizado, nos profissionalizando, as oportunidades aparecem e cabe a nós aproveitar o máximo. Então faça o que te faz feliz e tenha educação como sua principal aliada”, disse.

Outra história semelhante é da Aisha Jureswski, professora da Escola de Estadual de Ensino Médio Colégio Estadual, em Vitória. Ela enfatiza que a educação deu oportunidades que jamais teria. “Por meio da escola, eu tive acesso a um curso de idiomas, um intercâmbio (eu fui da primeira turma de seis pessoas que foram para o Canadá em 2010). O que me proporcionou uma educação superior e hoje em dia uma profissão que é também uma vocação. A educação me trouxe oportunidades de contato com outras culturas e realidades”, destacou.

Aisha Jureswski conta que lecionar é algo desafiador, porém é a chance de oportunizar experiências e desenvolver aprendizados, além de também aprender com estudantes. “Acredito que alunos precisam apenas de oportunidades para realizar seus planos. Para eles, eu aconselho a aproveitar as oportunidades disponibilizadas pelo Estado e também a criar as suas próprias oportunidades”, sugeriu.

Educação capixaba

É com foco em resultados como estes que a Secretaria da Educação (Sedu) desenvolve diversas ações, como o Programa Intercâmbio Estudantil. Na última edição, em 2023, 150 bolsas foram ofertadas e os alunos contemplados com bolsas de estudos para os Estados Unidos, Canadá e Chile. Já os Jogos na Rede englobam ações esportivas e culturais entre os estudantes do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de Ensino. A ação visa também à formação para a cidadania.

Outras frentes de atuação com foco no desenvolvimento pedagógico são o Programa Sucesso Escolar, que, no ano passado, atendeu a mais de mil alunos, assegurando, assim, a progressão da aprendizagem e a continuidade dos estudos. Também há o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem, com alunos atendidos em todo o Estado, visando a mitigar as dificuldades de aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática, bem como o Curso Preparatório para o Enem, destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, para que estejam aptos a realizarem o exame.

Dia da Educação

O Dia Mundial da Educação é celebrado no próximo domingo (28). A celebração foi instituída no ano de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, evento que reuniu líderes mundiais para debater assuntos relacionados ao tema e para definir metas a serem atingidas pelos países nessa área.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br