15/04/2024 16h45 - Atualizado em 17/04/2024 14h22

Formação sobre educação antirracista reúne servidores da Sedu

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio da Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro) integrada à Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq), em parceria com o Instituto Unibanco, promoveu entre os dias 01 e 05 de abril, em Vitória, a 1ª Jornada ReflorestarMENTES: para uma educação ANTIRRACISTA, destinada a profissionais da Sedu Unidade Central e das onze Superintendências Regionais de Educação.

O evento objetivou fomentar a Educação Antirracista no âmbito das diferentes esferas da Sedu, além de ser uma das ações estratégicas que visam contemplar o Eixo II (Política de formação para gestores, educadores e demais servidores da educação) do Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais – ProERER, instituído pelo Decreto n.º 5389-R, de 09 de maio de 2023.

O secretário de Educação, Vitor de Angelo, deu início à jornada, destacando o objetivo de fomentar ações concretas para promover a equidade racial em nossa rede. O evento também contou com a presença da subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional, Andréa Guzzo; do subsecretário de Estado de Suporte à Educação, André Melotti; e do subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação, Marcelo Lema.

Na abertura do evento, os participantes assistiram a apresentações de dança e coral do Instituto Serenata D’Favela, projeto social coordenado por Luciene Pratti Chagas. Já no segundo dia de jornada, o momento cultural foi protagonizado pelos estudantes da Escola EStadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Ortiz, que fizeram uma encenação do poema “Gritaram-me negra”, de Victoria Santa Cruz.

Durante a jornada, houve momentos de atividades voltadas à gestão para equidade e ao aprofundamento pedagógico em  Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Para tanto, o evento contou com um Curso de Letramento Racial e importantes ações de análises, ministradas pela equipe da Ceafro/Geaciq. Para além disso, a jornada contou também com a participação de pesquisadores sobre a temática antirracista, sendo os professores Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde; Dra. Ozirlei Teresa Marcilino; Dra. Paula Cristina Pereira Silva; Ma. Noélia da Silva Miranda; as professoras indígenas Tupinikim, Adriana Barbosa e a Ma. Leidiane Pego de Souza Sezinando; o diretor da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Aldeia de Caieiras Velha, Augusto Candido Andrade de Barcellos e  a advogada Ma. Joyce Mazzoco do Nascimento.

Além das palestras, os profissionais puderam participar de dois workshops: “Enegrecendo o currículo com a literatura afro-brasileira”, com a professora Dra.Luciane Silva, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro; e “Etnomatemática com recorte na Lei 10.639/03”, com a professora Dra. Eliana Costa Santos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

No último dia da Jornada foi formada uma mesa de diálogos sobre a ERER no Circuito de Gestão Capixaba, além do compartilhamento de planejamentos formativos no escopo regional. Segundo a coordenadora da Ceafro, Kelly Lima, "a jornada foi um relevante momento de diálogo e aprendizagem", disse.  A gerente da Geaciq, Aline de Freitas Dias, enfatizou a importância da jornada: “Promover uma Educação capixaba pública e de qualidade, passa pelo compromisso com a  promoção de uma Educação com Equidade Racial, logo, de uma Educação Antirracista. Essa jornada é uma estratégia de pactuação com esse compromisso, que é de responsabilidade de toda a Secretaria de Estado da Educação do nosso Estado. Agradeço a toda a Equipe da Geaciq pelo planejamento e oferta de uma formação tão potente", concluiu.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br