16/03/2023 13h36

NEAPIE de Cariacica realiza formação para Auxiliares de Secretaria Escolar

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica, por meio do Núcleo Estadual de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar (NEAPIE), promoveu, nessa terça-feira (14), uma formação com o tema “Diálogo de Alinhamento: Aspectos Funcionais da Educação Especial”, que teve como público-alvo os Auxiliares de Secretaria Escolar (ASE).

A ASE Alessandra Maria dos Santos Rocha Rodrigues, que atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes Poyares Labuto, participou da formação como orientadora. Entre os temas da formação, foram abordados: como fazer as matrículas no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges) e como estruturar os processos dos alunos e dos profissionais de apoio ao público-alvo da Educação Especial.

A servidora Fabiana Eleutério, que atua na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica, também participou como orientadora da ação formativa.

A formação deu a oportunidade aos ASEs de refletirem sobre a importância dessas atividades do dia a dia da escola, para organização do Censo Escolar e para garantias dos recursos para implementação das políticas públicas na educação das escolas estaduais.

NEAPIE

Os Núcleos Estaduais de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar (NEAPIEs) são estruturas de apoio à implementação de políticas de educação inclusiva, atuando como parceiros no trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas estaduais, por meio da oferta de capacitação aos profissionais da educação e da produção de materiais, com o objetivo de garantir um trabalho inclusivo de qualidade aos estudantes público-alvo da Educação Especial.

Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br  / sccanal@sedu.es.gov.br