19/04/2022 15h02

Palestra sobre ‘Protagonismo da Juventude’ incentiva alunos a participarem de Grêmio Estudantil

A iniciativa foi da EEEFM Doutor José Moysés, localizada em Cariacica.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Doutor José Moysés, localizada em Cariacica, promoveu uma palestra com o tema “Protagonismo da Juventude”. A ação faz parte da proposta da escola de revitalizar o Grêmio Estudantil, que está sem uma chapa eleita desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Para falar sobre o assunto, a escola convidou o professor de História Rodrigo Campos. Ele destacou que, historicamente, a juventude sempre foi considerada um importante agente social e refletiu com os estudantes sobre como podem contribuir na participação de projetos que tornem a escola em um espaço cada vez mais inclusivo, acolhedor e dinâmico.

“Me surpreendeu bastante a participação dos e o número de inscritos tanto na comissão eleitoral quanto nas chapas. Estou muito feliz em ter presenciado essa energia de renovação e a vontade que demonstraram em participar do processo”, disse Rodrigo Campos.

Quem também contribuiu com a dinâmica foi o mestrando em História na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), João Paulo dos Santos, que falou para os alunos sobre sua experiência no movimento estudantil e do quanto essa participação é importante para o desenvolvimento do espaço escolar e na formação do indivíduo: “É fácil exigir direitos, mas também precisamos ser responsáveis para cumprir com os nossos deveres”, afirmou.

Ao final da palestra, o professor Krystian Ribeiro apresentou para o público as etapas para a formação do Grêmio Estudantil e o calendário eleitoral. “A intenção do evento foi propiciar um momento de conscientização da relevância da existência do grêmio na escola e formar uma assembleia com todas as turmas, de modo que as chapas que serão inscritas tenham uma maior diversidade de representantes de séries diferentes”, disse.

O diretor Marcelo do Nascimento destacou o quanto ficou realizado em ver o resultado da ação promovida pelos professores, pois acredita que o protagonismo do aluno parte da perspectiva de que o ensino é uma via de mão dupla e que todos têm a ensinar e a aprender. “Queremos estimular o estudante a assumir uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e auxiliá-lo a desenvolver habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas. Assim, acreditamos que alcançaremos a melhoria do clima escolar e uma gestão cada vez mais participativa, com a verdadeira participação de todos”, afirmou o diretor.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI