26/04/2024 11h42

Projeto 'Vozes contra o Bullying e Cyberbullying' mobiliza alunos em escola de Alegre

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Célia Teixeira do Carmo, localizada em Alegre, desenvolveu uma campanha de sensibilização por meio do projeto “Vozes contra o Bullying e Cyberbullying”. A inciativa teve como objetivo estimular a reflexão sobre os impactos negativos do bullying na sociedade, promovendo valores como o respeito, a empatia e a compaixão entre os alunos e membros da comunidade.

Além disso, foi produzido um lapbook interativo e um folder informativo contendo recursos educativos e estratégias de prevenção do bullying. Para ampliar o alcance, a escola realizou um podcast com a participação de um psicólogo, discutindo os efeitos do bullying, bem como de um profissional da área do Direito, abordando a legislação pertinente, como a
Lei 14.811/2024.

Para os alunos do Ensino Fundamental, foi disponibilizada uma sala de jogos interativos sobre bullying, criando um espaço lúdico e educativo para aprender sobre respeito e empatia. De acordo com os organizadores da ação, essas atividades combinadas visam não apenas a conscientizar, mas também a equipar os alunos com as ferramentas necessárias para combater o bullying e criar um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.

A professora Cristiane Azevedo de Aguiar ressaltou que as ações do projeto “Vozes contra o bullying” foram muito positivas, com destaque para a participação ativa de todos os alunos nas etapas do projeto. Ressalto que o objetivo de sensibilizar sobre os impactos negativos do bullying foi amplamente aceito pelos alunos, o que demonstra a relevância e a eficácia do projeto”, afirmou.

“Conduzir a apresentação do podcast com a colega Maria Clara Pirovani foi uma experiência e tanto. Essa foi uma oportunidade de compartilhar ideias e reflexões sobre um tema tão importante”, disse o aluno Heitor Dino, do 2º ano do Ensino Fundamental.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.brgardicon@sedu.es.gov.br