17/04/2024 13h55

Rede Estadual de Ensino inicia atividades do Programa Educar para a Paz

A cultura de paz será ainda mais fomentada nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo com o Programa Educar para a Paz, que visa a implementar medidas de conscientização da prevenção e combate aos diversos tipos de violência e microviolências nas escolas. Com uma programação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Rabayoli, em Vitória, as atividades foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (17).

Uma roda de conversa promovida pela equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) com os alunos da unidade de ensino destacou a temática do combate ao bullying para marcar o lançamento do programa que, a partir de agora, permitirá a realização de diversas ações na Rede de Ensino, como o Plano de Convivência Escolar e as formações para professores, por exemplo.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, esteve presente e enfatizou que a iniciativa promoverá ações pedagógicas que vão contribuir para o enfrentamento da violência no ambiente escolar. “O programa visa a colaborar com um ambiente em que os conflitos e diferenças possam ser constitutivos de um ambiente plural, porém pacífico”, salientou.

A gerente do Currículo da Educação Básica da Secretaria da Educação, Aleide Cristina de Camargo, destacou que serão realizadas formações para os professores. “Esse plano vai tentar minimizar ou trabalhar as questões que estão aparecendo com maior intensidade nas escolas”, afirmou.

A aluna da (EEEFM) Major Alfredo Rabayoli, Beatriz Gomes Andreatta, está animada com as atividades que passarão a ser realizadas na escola. “Que possamos aprender no dia a dia a lidar com as pessoas, a viver em sociedade, viver em harmonia, e procurar sempre uma solução por meio do diálogo sem precisar de ter conflitos”, disse.

Programa

Com foco nas comunidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, o programa Educar para a Paz é dividido em quatro eixos: Educar para a Paz com Valores e Direitos; Educar para a Paz com Gestão de Conflitos; Educar para a Paz com Vivências e Convivências; e Educar para a Paz com Ecoformação.

Entre as atividades previstas para serem realizadas, por meio do programa, estão o Plano de Convivência Escolar; a formação para professores em temáticas abarcadas pelo programa; o Diagnóstico e Avaliação do clima escolar, entre outras ações planejadas pela Gerência de Currículo da Educação Básica.

O objetivo é que, por meio dessas iniciativas, sejam assegurados espaços democráticos de diálogo e reflexões sobre valores e direitos humanos na comunidade escolar, bem como proporcionar condições de escuta, diálogo, comunicação não violenta e empatia na rotina das escolas, além de incluir práticas pedagógicas sobre as temáticas integradoras do currículo.

No Eixo Educar para a Paz com Gestão de Conflito, haverá atuação da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), que é composta por equipes de assistentes sociais e psicólogos. A Apoie conta com psicólogos e assistentes sociais nas escolas, Superintendências Regionais de Educação e SEDU-Central para o desenvolvimento de ações com foco no intelectual, emocional e social dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo.

A psicóloga da Apoie, Amanda Stafanato Verediano, lembra que, desde 2019, são promovidas ações coletivas e preventivas nas escolas da Rede Estadual de Ensino, como as rodas de conversa. “A equipe orienta como o estudante pode buscar ajuda, onde recorrer e isso contribui para prevenir e intervir nas diversas formas de violências. Entre os temas abordados nas rodas de conversa estão os direitos das crianças e dos adolescentes, o protagonismo juvenil e estudantil, a convivência e relações sociais, o respeito às diversidades, prevenção às violências e o enfrentamento ao bullying”, comentou.