06/05/2022 13h22 - Atualizado em 19/05/2022 16h15

Sedu inicia formações para implementação do Caderno de Gestão Escolar para Equidade Racial

Formações estão sendo realizadas por regionais. Caderno Orientador foi produzido em parceria com Instituto Unibanco. 

A Secretaria da Educação (Sedu), por intermédio da Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros do Espírito Santo – CEAFRO/ES, vinculada à Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola – GECIQ, deu início nessa quinta-feira (05), a formação presencial relativa ao processo de implementação do material orientador "Caderno de Gestão Escolar para Equidade Racial”, em Vitória. 

Participam do curso superintendentes, assessores pedagógicos e diretores das escolas selecionadas para participarem. A primeira formação foi realizada para os profissionais da região sul e segue nesta sexta-feira (06) para os da Grande Vitória. Na próxima sexta-feira (13), o curso será ministrado para os profissionais da região norte. 

O Caderno de Gestão, produzido em parceria com o Instituto Unibanco, foi implementado por meio de um projeto piloto em 12 escolas da Superintendência Regional de Educação (SRE) São Mateus, do Circuito de Gestão, que foram selecionadas a partir dos seguintes pontos de atenção: taxa de desempenho no IDEB, taxa de Distorção Idade-Série (TDI) e Indicador de Nível Socioeconômico (INSE) e hoje está sendo aplicado em 65 unidades escolares em todas as regiões do Estado. 

Programa de Enfrentamento do Racismo nas escolas da Rede Pública 

A iniciativa está no contexto do Programa de Enfrentamento ao Racismo nas escolas da Rede Pública Estadual do Espírito Santo, que estabelece como um de seus propósitos a produção de materiais didáticos e orientadores que subsidiem os profissionais da educação no processo cotidiano de construção e reafirmação de valores, posturas, práticas e projetos pedagógicos antirracistas nas escolas da Rede Estadual de Ensino.  

A Lei n° 10.639/03 modificou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, n° 9.394, de 1996, estabelecendo a inclusão da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira” no Currículo Oficial da Rede de Ensino. Posteriormente, a Lei nº 11.645/2008, realizou nova alteração na Lei de Diretrizes e Bases, modificando, por sua vez, a Lei nº. 10.639/03, visto que determinou a inclusão da temática “história e cultura indígena”, no currículo da Rede de Ensino.  

CLIQUE AQUI e acesse o "Caderno de Gestão Escolar para Equidade Racial

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

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