08/04/2022 14h53 - Atualizado em 08/04/2022 14h54

Sedu participa de webinário sobre abandono e evasão escolar

Entre as ações de combate à evasão escolar está a Busca Ativa Escolar e o Programa Todos na Escola.

A Secretaria da Educação (Sedu) participou, nessa quinta-feira (07), do webinário “O Ministério Público nos casos de abandono e evasão escolar”, promovido pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A gerente de Informação e Avaliação Educacional da Sedu, Débora Resende Maranhão, esteve no evento e falou sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria, como a ferramenta Busca Ativa Escolar e o Programa Todos na Escola.

Segundo Débora Resende, a importância do Comitê Intrsetorial visa a discutir os encaminhamentos e as soluções para os casos mais complexos, analisar os dados gerados pela plataforma Busca Ativa Escolar e avaliar o trabalho desenvolvido. “O Comitê é formado pelos órgãos escolhidos pelo município, como organizações da sociedade civil, associações de moradores, Conselho Tutelar, Ministério Público, diretores de escola, vereadores, dentre outros”, relatou a gerente.

A Sedu instituiu o Programa Todos na Escola no âmbito da Rede Estadual por meio da Portaria Nº 152-R de 30/12//2019. O Programa tem o objetivo de identificar crianças e jovens que estão fora da escola, bem como os estudantes em risco de abandono escolar, e propor o desenvolvimento de ações que contribuam o acesso, a permanência e o aprendizado desses estudantes na escola.

O objetivo do evento foi tratar a problemática da evasão, do abandono e exclusão escolar sob a ótica da atuação do Ministério Público. No encontro, foram discutidos a implementação da estratégia de Busca Ativa por parte das redes de ensino e a necessidade de maior capacitação e preparo da escola para, além de evitar a evasão, saber como receber de forma adequada o aluno evadido que retornou, para que o problema não seja cíclico.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI