02/04/2024 14h14

Sedu participa ‘Seminário Educação Conectada’, em Brasília

O evento debateu as implicações da Enec, além de estudos de caso de conteúdos, capacitação de educadores e formação em tempos digitais.

A Secretaria da Educação (Sedu) esteve presente, nessa quarta-feira (27), no “Seminário Educação Conectada”, em Brasília. O evento teve como foco central a discussão sobre as implicações da Estratégia Nacional de Educação Conectada (Enec), a coordenação entre as diferentes políticas e fontes de recurso, as ações da iniciativa privada, a articulação das políticas com Estados e Municípios, alternativas tecnológicas para conexão de escolas e alunos, além de estudos de caso de conteúdos, capacitação de educadores e formação em tempos digitais.

Entre os painéis de debate apresentados ao longo do dia, “Conteúdo, tecnologia e formação para um ambiente conectado” contou com a participação da gerente do Centro de Formação de Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), Karoliny Mendes da Costa, que mostrou os principais desafios de formação de educadores e como assegurar a diversidade e a inovação nas propostas pedagógicas.

“Desde 2019, implementamos uma plataforma on-line com uma variedade de cursos, atendendo tanto os professores das Redes Municipais quanto da nossa Rede (Estadual). No entanto, uma das nossas maiores dificuldades tem sido incentivar a participação dos professores nessas formações. É algo que estamos constantemente buscando melhorar e encontrar soluções eficazes”, frisou Karoliny Mendes da Costa em sua fala.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br