01/06/2023 17h26 - Atualizado em 02/06/2023 10h59

Sedu promove ‘Café com prosa’ para apresentar ‘Coleção Paes’ e ‘Caderno de Matemática’

Objetivo da ação é destacar a importância do material educativo, que vai propiciar um processo de alfabetização pautado na habilidade de ler o mundo, além de fortalecer o letramento matemático.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, na manhã desta quinta-feira (1º), o evento "Café com prosa". O encontro buscou promover o diálogo sobre a "Coleção Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) – Alfabetização" e sobre o "Caderno de Matemática", produções genuinamente capixabas que estão em fase de distribuição para as escolas da Rede Estadual e Redes Municipais do Espírito Santo que ofertam o Ensino Fundamental nos anos iniciais.

A ação teve como objetivos propiciar um processo de alfabetização pautado na habilidade de ler o mundo e fortalecer o letramento matemático. O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância de se ter um material estruturado e com referência do Espírito Santo.

"Esse material foi feito por muitas mãos e não é um material qualquer. Há qualidade no conteúdo. Fico muito contente de ver essa mobilização que tem acontecido para chegar lá na sala de aula e encontrar essa valorização do Espírito Santo, por meio do livro que está sendo entregue nesta quinta-feira (1º)”, salientou Vitor de Angelo.

“Também quero agradecer aos autores por terem nos ajudado nesse processo de alfabetização das nossas crianças. Vocês estão compondo um material que nos traz muita expectativa, que é vencer este grande desafio, que não é nosso, é do País", acrescentou o secretário.

Participaram da solenidade, além do secretário de Estado da Educação, os subsecretários de Estado da Educação, André Melotti, Andrea Guzzo, Darcila Aparecida Castro, Josivaldo Barreto e Marcelo Lema, os superintendentes regionais da Educação, a gerente da Educação Infantil e Ensino Fundamental e responsável pela ação, Rafaela Teixeira Possato de Barros, o gerente do Regime de Colaboração, Saulo Andreon, a representante do Conselho Estadual de Educação, Cleonara Maria Schwartz, o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Espírito Santo (UndimeES), Marcelo Lírio, os assessores do Regime de Colaboração, as autoras dos materiais do Paes e os autores e as artistas plásticas cujas obras são utilizadas na Coleção.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br