18/11/2021 13h32

Sedu promove primeiro encontro presencial com profissionais da Apoie que atuam nas SREs

Objetivo é trocar experiências e dar início ao planejamento do ano letivo de 2022.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), realiza, nestas quinta-feira (18) e sexta-feira (19), o primeiro encontro presencial dos profissionais da Apoie, que atuam nas Superintendências Regionais de Educação (SRE). O objetivo é trocar experiências e dar início ao planejamento do ano letivo de 2022.

Estão reunidas as 11 equipes, sendo 11 psicólogos e 11 assistentes sociais. As Superintendências Regionais de Educação contam com um profissional em cada área para os atendimentos. A coordenadora da Apoie na Unidade Central, Priscila do Nascimento, informou que as equipes atenderam, desde o início da atuação, em abril de 2021, aproximadamente 700 demandas, em 180 escolas.

Apoie

A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) atua na promoção de ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando a contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, bem como fomentar, junto à escola, a construção de narrativas e soluções que colaborem positivamente para o bem-estar e o rendimento escolar de cada estudante, bem como na integração com a sociedade.

Ações desenvolvidas pela Ação:

• Eixo Apoio, Acolhimento e Orientações:

- Construção de fóruns com representantes dos equipamentos da rede de proteção à criança e ao adolescente e educadores;

- Ação sistematizada e periódica, em unidades-pilotos, com estratégias interventivas ao longo do ano letivo (rodas de conversas, oficinas, entre outros);

- Construção e apoio a campanhas e projetos sobre temáticas previstas no Calendário Escolar, entre outros assuntos que tenham correlação com questões psicossociais;

- Contribuições para a formação continuada de professores e profissionais da educação, que se realizam nas atividades coletivas de cada escola, na perspectiva de constante reflexão sobre as práticas docentes;

- Interface com o Programa Busca Ativa Escola e com a disciplina Projeto de Vida.

• Eixo Prevenção e Diálogos:

- As ações do eixo apoio, acolhimento e orientações acontecem por demandas em que a escola envia formulário com a descrição inicial do caso para a equipe Apoie/SRE.

- A equipe psicossocial promove momento de escuta com os profissionais da escola (diretor, pedagogo e demais profissionais envolvidos), visando a compreender os aspectos relacionados à demanda psicossocial apresentada e a construção de estratégias coletivas de intervenção junto da mesma.

Informações à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata