16/12/2022 13h55 - Atualizado em 16/12/2022 13h56

Sedu realiza Cerimônia de Honra para membros da comunidade escolar de Aracruz

Iniciativa paz parte do Plano de Ação instituído após os ataques às unidades escolares, que ocorreram no último dia 25 de novembro.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nesta sexta-feira (16), uma Cerimônia de Honra para a comunidade escolar de Coqueiral de Aracruz, onde foram registrados os episódios de violência em escolas. A iniciativa faz parte do Plano de Ação instituído após os ataques a duas unidades escolares, no último dia 25 de novembro. Estiveram presentes professores, coordenadores escolares, pedagogos, alunos, pais, representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e de instituições parceiras.

Entre os objetivos da cerimônia estavam honrar a memória das vítimas fatais, as professoras que ainda estão em recuperação e as pessoas que foram direta e indiretamente afetadas pelo ocorrido.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, esteve presente na cerimônia e falou sobre o momento de pesar. “O que temos neste momento são memórias muito tristes diante de tudo o que aconteceu aqui há duas semanas. Infelizmente, nós teremos que continuar a viver com a memória de fatos que não podemos mudar. Por isso, a cerimônia desta sexta-feira (16) é, simbolicamente, uma forma de tentar colocar essa memória no nosso coração e nossa mente, onde seja possível continuar caminhando com essa dor”, disse.

“Com essas palavras, nossa intenção é dar um sentido a mais a essa homenagem. Quero agradecer imensamente a todos os envolvidos nas ações que estão sendo realizadas para tentarmos seguir, apesar de todo o luto”, completou o secretário Vitor de Angelo.

O evento teve início com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas e, durante a programação, os presentes puderam acompanhar apresentações do Coral da Barra do Sauê e da Banda Jovem Música na Rede. O evento foi encerrado com um memorial afetivo, em que os presentes deixaram mensagens de amor, afeto, união e paz.

O momento também contou com a apresentação das ações que estão sendo realizadas, como oficinas, atendimentos psicossociais, dinâmicas, jogos, pinturas pelos ambientes da escola, entre outras.

As ações apresentadas estão sendo desenvolvidas pela Sedu, em parceria com o Instituto Unibanco; Instituto Península; Vivescer; Vita Alegre; Suzano; membros do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); SOS Educação; Prefeitura de Aracruz; Associação de Moradores de Coqueiral (AMOC) e Igreja Católica de Aracruz.

Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br