13/06/2023 15h54

Sedu realiza seminário ‘Gestão Escolar para os Municípios’

O objetivo foi promover um debate sobre elementos para o desenvolvimento do trabalho dos diretores.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nesta terça-feira (13), um seminário com o tema “Gestão Escolar para os Municípios”, com objetivo de promover um debate sobre elementos para o desenvolvimento do trabalho dos diretores. O momento formativo contou com uma oficina sobre Plano de Gestão, que é um instrumento para organização das ações idealizadas pelo gestor, para sua escola.

A ação também teve o objetivo de promover um espaço formativo eficaz, com foco no fortalecimento da gestão escolar nos municípios para melhores resultados de aprendizagem na idade certa.  Além disso, o seminário contribuiu para a aproximação entre as secretarias municipais de educação e a Sedu.

O evento contou com a participação do gerente de Regime de Colaboração com os Municípios, Saulo Andreon; do vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES), Marcelo Lírio; e da gerente de Gestão Escolar, Mayara Lima Candido, que ministrou uma palestra sobre Instrumentos de Gestão.

“Esse seminário faz parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas ao longo de 2023 para fortalecer a atuação dos municípios na garantia do direito à educação integral, por meio do acesso, da permanência e do sucesso escolar, com aprendizagem na idade certa”, afirmou Mayara Lima Candido.

O evento foi realizado em formato híbrido, e contou com a participação de mais de um mil diretores das redes municipais de ensino do Espírito Santo, entre outros servidores das secretarias municipais de educação de todo o Estado.

Formações

Para aprofundar ainda mais os temas tratados no seminário, os diretores municipais podem se inscrever nas formações “Gestão Pedagógica” e “Gestão de Pessoas e do Relacionamento com a Comunidade”, que fazem parte da Trilha Formativa para os Municípios. O período de inscrição inicia nesta quarta-feira (14) e segue até o dia 30 de junho, pelo link: https://formacoes.sedu.es.gov.br/.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br