27/02/2019 10h38 - Atualizado em 27/02/2019 11h08

Seis escolas-piloto iniciam ações do Novo Ensino Médio

As mudanças curriculares do Novo Ensino começam a ser implantadas em seis escolas-piloto da Rede Estadual. A primeira ação é o aumento da carga horária anual de 916 para mil horas. Outra novidade é a inclusão da disciplina Projeto de Vida, já ofertada nas escolas de Tempo Integral, nas escolas Irmã Maria Horta, em Vitória; Francisco Nascimento e Escola Jacaraípe, na Serra; Escola José Vitor Filho e Rosa Maria Reis, em Cariacica e Adolfina Zamprogno, em Vila Velha.


Para isso, professores, pedagogos e diretores passam por uma formação específica, que, em sala de aula, ajudará a organizar e planejar as decisões futuras dos estudantes. Essas escolas passam a funcionar como laboratório de criação de materiais e aplicação de estratégias pedagógicas que servirão para futura implantação em nível estadual. Os encontros seguem até o final de novembro, mas os professores já iniciaram as atividades neste ano letivo.

“Queremos pegar a expertise das escolas de Tempo Integral e aplicarmos nas escolas de Tempo Parcial, aumentado a carga horária com a disciplina de Projeto de Vida”, disse o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

A subsecretária de Educação Básica e Profissional, Âgela Cavatti, destaca o foco no desenvolvimento do estudante. “Estamos com essa novidade para trabalhar com os alunos um novo método, que eles consigam pensar e traçar diretrizes para o que eles querem para a vida. É uma aula de planejamento”, disse.

Com essa proposta, espera-se que os jovens da Rede Estadual de Ensino construam seu projeto de vida, a partir do que aprendem naquela escola e que esse aprendizado faça parte da sua escolha, desenvolvendo suas múltiplas potencialidades. O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, colocando cada estudante no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade. Busca também, estimular o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade por suas escolhas.

O que é o Novo Ensino Médio?

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para mil horas anuais (até 2022).

Também definiu uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas dos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

A mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

 

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