05/07/2023 11h01

Unidade prisional realiza primeira formatura de curso técnico integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Alunos internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 2, no Complexo de Xuri, receberam, na manhã desta terça-feira (04), certificados de conclusão do primeiro curso técnico integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltado para o sistema prisional.

O curso Técnico de Logística teve a duração de um ano e meio, com carga horária total de duas mil horas. Ao todo, 20 internos alunos receberam o certificado de conclusão. Aplicado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, que funciona no Complexo do Xuri, o curso foi realizado, em grande parte, em período integral, sendo oito horas diárias.

A gerente de Educação e Trabalho da Secretaria da Justiça (Sejus), Regiane Kieper, destaca que a formação foi muito positiva para o sistema prisional e que estuda ampliar a oferta da educação básica com o ensino técnico nas unidades prisionais do Estado. Atualmente, duas turmas, com o total de 50 alunos, também cursam o tecnólogo em Logística no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) e Penitenciária Estadual de Vila Velha 2.

“A formatura foi muito significativa para a Sejus porque consolida o avanço na política de educação nas prisões. Esta é a primeira turma a concluir o curso técnico integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um projeto conjunto com a Secretaria da Educação e que demonstrou ser muito eficaz para os privados de liberdade. As disciplinas foram realizadas em período integral, o que proporcionou um bom aproveitamento dos alunos. Já estudamos ampliar a oferta de demais cursos técnicos integrados à EJA para as unidades prisionais do Estado”, disse.

“Hoje foi um dia memorável para a Sedu. Sabemos que a certificação de conclusão do Ensino Médio com habilitação técnica em logística amplia as oportunidades dos estudantes internos em seu processo de ressocialização e inserção no mundo do trabalho. Nós acreditamos que a educação, além de direito de todos, é condição para o processo de transformação da vida das pessoas, sobretudo, das pessoas privadas de liberdade”, destacou Andrea Guzzo, subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria da Educação (Sedu).

Perspectivas

Otaviano Rosendo de Souza é um dos internos formandos. “Cheguei na unidade prisional, em 2021, e tive a oportunidade de concluir os meus estudos aqui com o curso técnico de Logística . Lá fora, eu trabalhava com transporte, era carreteiro, e mesmo assim não conhecia a logística de forma mais profunda. Estou muito feliz com o certificado e pretendo usar todo o conhecimento que obtive aqui quando cumprir a minha pena”, afirmou.

O interno William Souza Santos disse que o curso ampliou sua visão de futuro.  “Concluir o curso é gratificante. Todo o aprendizado abriu os meus olhos para uma visão de futuro. Aprendi muitas coisas sobre cadeia de suprimentos e o que realmente é a logística. A expectativa agora é poder trabalhar na área, ser um bom funcionário em uma empresa do ramo, crescer e lutar pelo meu projeto de vida quando alcançar a minha liberdade”, destacou.

As disciplinas da formação profissional incluíram: Teoria Geral da Administração; Cálculos Financeiros e Estatísticos; Planejamento Organizacional aplicado à Logística; Cadeira de Suprimento; Práticas de Logística, Administração de Estoque e Armazenamento; Comércio Internacional, Logística Fiscal e Tributária; Gestão de Transporte e Distribuição; Marketing e Aplicações E-commerce; Segurança e Saúde do Trabalho, entre outras.

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima