Avaliações Nacionais
PISA – Programme for International Student Assessment
O Programme for International Student Assessment (Pisa) – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. As avaliações do Pisa ocorrem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento: Leitura, Matemática e Ciências.
O objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.
- O Espírito Santo alcançou a primeira colocação em relação a todos os Estados do Brasil em todas as áreas na última avaliação do PISA, realizada em 2015. |
Tabela 1: Colocação obtida pelo Espírito Santo no PISA 2009, 2012 e 2015.
Fonte: INEP
Outras informações sobre o PISA no link: http://inep.gov.br/web/guest/pisa
IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos: o fluxo escolar (que representa a taxa de aprovação dos estudantes) e as médias de desempenho nas avaliações. O índice varia de zero a dez e é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. Trata-se de uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
Os dados sobre aprovação são retirados do Censo Escolar e os dados relacionados ao desempenho são retirado da nota obtida em um exame padronizado, o SAEB. As notas atribuídas aos municípios e redes de ensino variam de 0 a 10. Apesar de ter sido criado em 2007, sua primeira medição é referente ao ano de 2005.
Mudanças no Saeb a partir de 2019. No mês de junho de 2018, o MEC anunciou algumas mudanças para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dentre outras, destacamos:
- A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, ou Prova Brasil) e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) perdem as nomenclaturas e serão agrupadas sob o mesmo nome: Saeb, acompanhado da etapa correspondente;
- A Educação Infantil será incluída no sistema de avaliação, mas os questionários serão respondidos pelos professores;
- As provas que antes tinham datas diferentes de aplicação passarão a ser nos anos ímpares, enquanto os resultados nos anos pares;
- Alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental passarão a fazer provas também de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, mas o Ideb não irá considerar esses resultados para continuar com a série histórica, já que nos anos anteriores tais áreas não foram contempladas;
- A avaliação da alfabetização será antecipada para o 2º ano, que antes era no 3º ano do Ensino Fundamental, visto que a BNCC prevê o fim do ciclo no 2º ano;
- Criação de matrizes de avaliação para as novas áreas e segmentos que serão avaliados;
- As provas irão contemplar as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já as provas para o Ensino Médio ainda não serão afetadas, visto que a Base ainda está em processo de discussão;
Tabela 2: Resultados IDEB Brasil e Espírito Santo da Rede Estadual
2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.
Modalidade |
Localidade |
Ano |
|||||
2007 |
2009 |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
||
Ensino Fundamental - Anos Iniciais |
ES |
4,1 |
5,0 |
5,0 |
5,3 |
5,5 |
5,9 |
Brasil |
4,3 |
4,9 |
5,1 |
5,4 |
5,8 |
6,0 |
|
Ensino Fundamental - Anos Finais |
ES |
3,6 |
3,8 |
3,7 |
4,0 |
4,0 |
4,4 |
Brasil |
3,6 |
3,8 |
3,9 |
4,0 |
4,2 |
4,5 |
|
Ensino Médio |
ES |
3,2 |
3,4 |
3,3 |
3,4 |
3,7 |
4,1 |
Brasil |
3,2 |
3,4 |
3,4 |
3,4 |
3,5 |
3,5 |
Fonte: INEP
Tabela 3: Colocação obtida pelo Espírito Santo no IDEB Rede Estadual
2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.
Fonte: INEP
Tabela 4: Evolução da colocação obtida pelo Espírito Santo no IDEB Rede Estadual 2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.
Os resultados por escola podem ser consultados no link:
http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/ideb/resultados
PAEBES – Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo
O PAEBES teve início no ano de 2009 e visa avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano EF).
Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas Metas educacionais estabelecidas pelo PAEBES. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.
São avaliados o 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª Série do Ensino Médio.
Tabela 4: Resultados do PAEBES ALFA Ensino Fundamental 1º, 2º e 3º Anos da Rede Estadual – 2009 a 2017.
Fonte: SEDU/GEIA/SAE
Tabela 5: Resultados do PAEBES ALFA Ensino Fundamental 5º e 9º Anos e Ensino Médio 3ª Série da Rede Estadual – 2010 a 2017.
Fonte: SEDU/GEIA/SAE
Para detalhamento da metodologia e dos resultados, acesse o site do PAEBES.
ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
O ENEM foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 as informações obtidas a partir dos resultados do ENEM, passaram a ser utilizada como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior, por meio do SISU- Sistema de Seleção Unificado. Atualmente, o SISU é a principal forma de ingresso nos cursos superiores, substituindo os tradicionais vestibulares. Também por meio da nota do ENEM, os estudantes podem ter acesso a programas governamentais de financiamento estudantil (FIES) ou de apoio ao estudante da educação superior. No âmbito nacional temos o Programa Universidade para todos (PROUNI) e no âmbito estadual temos o Programa Nossa Bolsa. A partir de 2017 o MEC não liberou mais o resultado do ENEM por escola.
Outras informações sobre o ENEM no link: https://enem.inep.gov.br/
Informações Adicionais
Subgerênca de Estatísticas Educacionais
Tel: (27) 3636-7816 | 3636-7817
E-mail: estatistica@sedu.es.gov.br
Subgerênca de Avaliação Educacional
Tel: (27) 3636-7813 | 3636-7812
E-mail: avaliacao@sedu.es.gov.br