Avaliações Nacionais

AVALIAÇÕES NACIONAIS

 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) tem como uma de suas funções a de “[...] planejar, orientar e coordenar o desenvolvimento de sistemas e projetos de avaliação educacional, visando o estabelecimento de indicadores de desempenho das atividades de ensino no País”. Para isso, ele conta com uma série de avaliações em âmbito nacional.

 

  • SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica

 

O SAEB foi criado na década de 1990 e representa a efetivação da avaliação em larga escala no contexto brasileiro, sendo a qualidade aferida mediante os resultados cognitivos. Em 2005 ele foi modificado, normatizado pela Portaria nº 931, de 21 de Março de 2005 (BRASIL, 2005a) e se encontra composta pela Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC). Atualmente, o Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:

  Fonte: INEP

 

  • Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação. Realização bianual.

 

  • Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Realização bianual.

 

  • A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb em 2013. Realização anual.

 

 

         Dados da Prova Brasil/SAEB - Médias da Prova Brasil/SAEB - ESPÍRITO SANTO

 

 

Planilha completa em: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/planilhas-para-download

Para informações sobre os resultados da Federação, acesse aqui.

Para outros dados, acesse o site: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc

 

 

  • ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

 

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos – ProUni.

 

        Total de alunos previstos e participantes do ENEM por rede de Ensino Espirito Santo - 2013 e 2014

 

        Nota Média por rede de Ensino Espírito Santo - 2013 e 2014

 

 

Sobre o ENEM: http://portal.inep.gov.br/web/enem/sobre-o-enem

 

 

 

Informações Adicionais

Subgerênca de Estatísticas Educacionais

Tel: (27) 3636-7816 | 3636-7817

E-mail: estatistica@sedu.es.gov.br

 

Subgerênca de Avaliação Educacional

Tel: (27) 3636-7813 | 3636-7812

E-mail: avaliacao@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard