Educação Profissional


Em todos os tempos, a educação tem sido uma ferramenta útil para o crescimento e desenvolvimento de qualquer civilização. Ciente disso, a Sedu retoma a educação para o trabalho como fator que contribui de forma cada vez mais expressiva para a inserção do jovem capixaba no mundo produtivo.

A oferta atual é uma realidade que vai ao encontro dos anseios da sociedade, porque promove a inclusão social, educacional e tecnológica. Em 2005, a Sedu iniciou a oferta de Educação Profissional que hoje está organizada por meio de 04 (quatro) diferentes estratégias:

  • Cursos técnicos nas diversas escolas estaduais de Ensino Médio: funciona na modalidade subsequente, ou seja, se dirige aos alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou estejam cursando a última série;
  • Ensino Médio Integrado à educação Profissional: o aluno cursa o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em escolas estaduais, com duração de quatro anos, em horário parcial ou duração de três anos, em horário integral, elevando a sua escolaridade;
  • Bolsa SEDU: programa que prevê compra de bolsa de estudo para alunos da rede pública em cursos técnicos, principalmente da área de indústria, de escolas privadas credenciadas.
  • Pronatec/MEDIOTEC: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) oferta cursos técnicos em escolas da rede estadual, na modalidade Subsequente/Concomitante.

Confira os cursos técnicos ofertados pela Sedu

NOVOS MODELOS PADRONIZADOS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Ensino Médio Integrado:

Administração 

Logística

Recursos Humanos

 

Subsequente/Concomitante:

Administração 

Logística

Recursos Humanos

Transações Imobiliárias

Confira a Legislação:

Decreto 5154/04

- Resolução CNE/CEB 06/2012

- Resolução CNE/CEB 01/2014

Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos 

- Resolução CEE-ES 3777/2014

Parecer CEE 527/01

Resolução CEE 1544/07

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard