Educação Profissional

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) visa à ampliação da oferta de vagas na Educação Profissional brasileira. O objetivo é a expansão da oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio (TEC) além de contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio público.

Cursos Técnicos da Sedu

A oferta atual é uma realidade que vai ao encontro dos anseios da sociedade, porque promove a inclusão social, educacional e tecnológica. Em 2005, a Sedu iniciou a oferta de Educação Profissional que hoje está organizada por meio das seguintes  estratégias:

  • CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: são cursos técnicos de nível médio, considerando os APLs (arranjos produtivos locais), a demanda de alunos e do mundo do trabalho que se dirige aos alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou estejam cursando a última série.

  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: o aluno cursa o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em escolas estaduais, com duração de 3 anos de estudos e ao final tem direito ao certificado do EM agregado a uma formação técnica de nível médio. PÚBLICO ALVO alunos que concluíram todo o ensino fundamental.
  • BOLSA SEDU: programa para oferta de bolsa de estudos em cursos técnicos de nível médio em escolas privadas, principalmente na área de saúde e indústria, para estudantes do 3ª ano ou que já concluíram o EM na rede pública estadual ou privada, inclusive EJA.
  • MEDIOTEC/CONCOMITANTE: programa para oferta de bolsa (auxilio transporte e alimentação), de cursos técnicos para alunos matriculados no Ensino Médio tempo parcial nas escolas públicas estaduais e alunos de instituições privadas de ensino, na condição de bolsistas integrais, em cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Programa PRONATEC na ação MEDIOTEC.
  • ESTÁGIOS: parceria com instituições de estágios para criar oportunidades de inserção dos estudantes de cursos técnicos em programas de estágio, através da formalização de convênios, visando sua qualificação profissional e ingresso no mundo do trabalho.

Escolas que ofertam a Educação Profissional


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI