Informações da EJA/CEEJA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

A Secretaria de Estado da Educação (SEDU) oferece em sua estrutura educacional o atendimento à EJA, como modalidade de ensino, nos cursos de 1º e 2º segmentos e ensino médio e o atendimento nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA, considerando em sua organização e oferta, as situações, os perfis, as faixas etárias dos jovens e adultos que buscam uma oportunidade de escolarização.

1- O que o Jovem e Adulto deve fazer para ter acesso à modalidade da EJA de forma presencial:  

- 15 anos para o 1º e 2º segmentos (ensino fundamental) e 18 anos para o ensino médio.

Obs.: Quando o estudante concluir o ensino fundamental na modalidade de EJA com 17 anos ao final do primeiro semestre do ano letivo, será garantido, excepcionalmente, seu ingresso no ensino médio também na modalidade de EJA.

2- Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) de forma semipresencial.

Oferecem estudos por meio da metodologia da Instrução Personalizada - por meio de módulos, tendo como referência o livro didático nos níveis do ensino fundamental e ensino médio – sendo exigida a idade mínima de 15 anos completos para o ingresso no ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

Os CEEJAs atualmente funcionam com atendimento de acordo com o calendário da Rede, com liberdade no período da matrícula, não obrigatoriedade de frequência, disponibilidade de professores de todas as áreas do conhecimento para esclarecer dúvidas, adaptando-se à disponibilidade de tempo de cada aluno.

Os referidos Centros estão localizados nos seguintes municípios:

- Vitória

- Colatina

- Linhares

- Cachoeiro de Itapemirim

 

É uma escola diferente, porque você pode:

- Estudar de acordo com seu ritmo de aprendizagem.

- Frequentar em seu horário disponível.

- Receber orientação individual.

- Fazer aproveitamento de estudos.

 

3- Revalidação de estudos realizados em instituições estrangeiras. (ensino médio) – Portaria nº 128-R – 03 de dezembro de 2013.

 

4- Certificação por meio dos Exames Supletivos

Os exames supletivos/provão são oferecidos aos candidatos que desejam obter a certificação do ensino fundamental e/ou ensino médio. Poderão se inscrever para a certificação do Ensino Fundamental os candidatos com 15 (quinze) anos completos ou mais, e para a certificação do Ensino Médio os candidatos com 18 (dezoito) anos completos ou mais. As inscrições são realizadas no site www.sedu.es.gov.br após publicação no Diário Oficial da Portaria que regulamenta os exames.

 

Os CEEJAs estão localizados nos endereços abaixo:

  • CEEJA Vitória

Ladeira São Bento, nº 60, Centro Tel.: 27 3223-6429

  • CEEJA Colatina

     Av. Pedro Vitali, nº 209, bairro Tropical Tel.: 27 3721-1433

  • CEEJA Cachoeiro de Itapemirim

Rua Moreira, nº 215, bairro Cel. Borges Tel.: 28 3522-5678

  • CEEJA Linhares

Rua Monsenhor Pedrinha, s/n, Centro Tel.: 27 3371-0179

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard