14/12/2022 11h19 - Atualizado em 14/12/2022 19h12

Programas da Sedu vencem em duas categorias do Prêmio Inoves 2022

"Proeti" e "CEEJA Vivendo Fronteiras" foram os programas vencedores.

Dois programas da Secretaria da Educação (Sedu) foram vencedores do Prêmio Inoves 2022: o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), na categoria Projeto em Desenvolvimento; e CEEJA Vivendo Fronteiras, na categoria Projeto de Resultado.

O Proeti visa ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, que objetiva oferecer a Educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

Por meio do Programa, o Governo do Estado oferece apoio às redes municipais para a criação e/ou ampliação da oferta desta modalidade de ensino. A Lei nº 11.393 estabelece o repasse direto aos municípios no valor de R$ 3 mil por estudante ao ano, durante um período de três anos. São ofertadas cerca de 30 mil vagas/ano, com investimento total de R$ 270 milhões neste período.

Além do apoio financeiro, o Governo busca compartilhar com as secretarias municipais conhecimentos e recursos técnico-pedagógicos já consolidados pela Sedu. O foco é a melhoria da aprendizagem do estudante em nível estadual por meio das metodologias da Educação em Tempo Integral, bem como estabelecer uma estratégica conjunta de expansão dessa modalidade de ensino, desenvolvendo um modelo unificado.

O CEEJA Vivendo Fronteiras visa a ampliar o conhecimento da população sobre a
metodologia do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), da Comunidade Quilombola de Graúna, localizada no município de Itapemirim. O objetivo é garantir o acesso à educação a todos aqueles que, no tempo regular, não concluíram seus estudos. Conheça mais sobre o CEEJA Vencendo Fronteiras, clicando AQUI.

"Este projeto foi um divisor de águas na educação de instrução personalizada da educação de jovens e adultos, pois além de ir às comunidades e levar esta modalidade de estudo a todos que precisam e querem concluir seus estudos, garantiu maior visibilidade à escola tanto entre alunos quanto na comunidade em geral", afirmou a diretora do CEEJA, Michelle Nars.

Saiba mais:

Sobre o Proeti: https://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/sedu-institui-o-proeti-por-meio-da-lei-no-11-393

Sobre o Inoves: https://inoves.es.gov.br/

Informações à imprensa: