Matemática na Rede

Processo Seletivo para Iniciação Científica de Matemática - Matemática na Rede 2019:

Formulário de Inscrição - ESTUDANTES

Formulário de Inscrição - PROFESSORES

Matemática na Rede dá dicas para estudantes se prepararem para OBMEP 2019

Quer se preparar para 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019)?

Então se liga nas dicas que o Programa Matemática na Rede preparou para os 317.501 estudantes capixabas inscritos na 1ª fase da edição 2019.

A 1ª Fase da OBMEP 2019

Essa edição da OBMEP será realizada em duas etapas: a primeira prova será no dia 21 de maio e a segunda, dia 28 de setembro. Todos os inscritos participam da primeira prova, que será realizada na própria escola onde o aluno estuda.

O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, no dia 28 de setembro. A relação de vencedores será divulgada em 03 de dezembro de 2019. Além de serem premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, os estudantes medalhistas ainda garantem ingressos em programas de iniciação científica em 2020.

Como se preparar para a 1ª Fase da OBMEP 2019

Segue as dicas de ferramentas, recursos e plataformas aos estudantes e professores que desejam enriquecer seus estudos em Matemática.

Dica 01: Banco de Questões da OBMEP

Desde a primeira edição da OBMEP, os estudantes tem acesso a um Banco de Questões com problemas e desafios de Matemática. A ideia com esse Banco é despertar o prazer pela Matemática, estimular o estudante interessado com perguntas instigantes e proporcionar um treinamento para as provas da OBMEP.

Cada volume dos Bancos apresenta uma seleção de problemas, similares aos problemas das provas da OBMEP, divididos por níveis e por assuntos.

Acesse os Bancos de Questões pelo site http://www.obmep.org.br/banco.htm

Dica 02: Provas e Soluções de todas as edições da OBMEP

Nessa dica, os estudantes tem acesso às provas e resoluções, por questões ou assuntos específicos, todas as edições da OBMEP, tanto no formato em pdf, quanto em vídeos. Acesso o endereço http://www.obmep.org.br/provas.htm

Dica 03: Portal da Matemática da OBMEP

Nesse portal é possível assistir videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, interativo e testes dependendo do assunto, com conteúdo de Matemática que cobre todo o currículo escolar do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

E desde 2016, o Matemática na Rede tem parceria com o IMPA para utilização do Portal da Matemática pelos professores e estudantes da rede pública, com acesso e perfil personalizado de forma gratuita.

Para conhecer mais e aproveitar essa ferramenta, acesse a página http://matematica.obmep.org.br

Quer mais dicas sobre ferramentas, recursos e plataformas para estudantes e professores que desejam enriquecer seus estudos em Matemática?

Acesse o site do Matemática na Rede: https://gtsis8.es.gov.br/conteudo-online

Nesse site é possível acessar: Bancos de Questões da OBMEP; Plataforma com provas e soluções de todas as edições da OBMEP; Portal da Matemática; Quebra-cabeças de Matemática; Currículo Interativo; etc.

Essas ferramentas e recursos digitais auxiliam qualquer estudante na preparação para a OBMEP ou para outras olimpíadas científicas, além de interação e outros aprofundamentos de Matemática.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI